O combate à violência contra a mulher no município de Juazeiro ganhou reforço com a inauguração da nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).
A estrutura foi entregue pelo subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, pela delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e pela secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore.
A construção da DEAM, localizada na Rua Eliete Costa, no bairro do Novo Encontro, teve um investimento de R$ 2,1 milhões. Ela foi construída com a nova identidade visual da Policia Civil, a unidade garantirá um melhor atendimento para as mulheres vítimas de violência doméstica, além de melhores condições para os servidores.
O subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira falou sobre a nova sede, “precisamos dar melhores ferramentas para que as DEAMs e NEAMs ampliem o atendimento de qualidade. Além das novas estruturas, contratamos cerca de 1.000 novos policiais civis para reforçar o combate à violência”, destacou.
O novo espaço conta com salas para atendimento, das delegadas titular e plantonista, de reconhecimento, carceragem, vestiários masculino e feminino, cartório, auditório, além de espaços de acolhimento para as vítimas – com brinquedoteca para crianças que acompanham as mulheres – e salas de Psicologia e Assistente Social.
A secretária Neusa Cadore destacou a importância da entrega do equipamento. “Estamos no Agosto Lilás, mês que marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha e é dedicado à conscientização sobre o fim da violência contra a mulher. Neste momento, a Bahia também se envolve em uma mobilização nacional pelo feminicídio zero, desencadeada pelo Ministério das Mulheres e a entrega desta Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, em uma cidade com quase 240 mil habitantes, é muito simbólica. Isto demonstra, ainda mais, o compromisso do Governo do Estado em fortalecer essa missão, no conjunto de políticas públicas que estão sendo implementadas para a prevenção e enfrentamento às violências contra as mulheres. Não podemos mais tolerar essa realidade”, finalizou.
Com informações da assessoria de Comunicação SSP-BA
Foto: Alberto Maraux