Neste sábado (7), Juazeiro se transforma na capital nacional do esporte ao sediar dois importantes eventos aquáticos: a Etapa do Campeonato Brasileiro de Aquathlon e a etapa única do Campeonato Brasileiro Infantil. Os eventos reúnem atletas de todas as regiões do país e oferecem uma oportunidade única para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos competirem oficialmente nas regiões Norte e Nordeste. Já a prova principal, destinada a competidores a partir de 16 anos, representa 50% da pontuação necessária para a classificação ao Campeonato Mundial de Aquathlon, que será realizado em Abu Dhabi.
Organizados pela Federação Baiana (Febatri) e pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), com o apoio da Prefeitura de Juazeiro e do Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb, os campeonatos trazem impactos positivos para a economia local, o turismo e a visibilidade do município no cenário esportivo nacional.
Além da competição, o evento destaca ações de inclusão social, com a participação de atletas de projetos sociais, como o do Ceará, e um grupo convidado de crianças, fortalecendo o caráter educativo e social da iniciativa. Um dos legados da edição anterior foi a criação da Escolinha de Triathlon de Juazeiro, que, com apoio da Prefeitura, oferece formação gratuita para jovens da comunidade.