Crianças na faixa de idade entre 6 e sete anos precisam de orientação e incentivo para cuidar da saúde bucal. Por isso, a comunidade odontológica criou em 2019 no Brasil o ‘Julho Laranja’, uma campanha de conscientização da população sobre a importância da prevenção e do tratamento ortodôntico precoce. “A campanha é para informar e sensibilizar a população sobre a importância da ortodontia preventiva, em crianças a partir dos 6 anos. A campanha também ajuda a estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na criança, como uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva e boa noite de sono. Estrategicamente a campanha é realizada no mês de julho por ser o período em que os brasileiros procuram mais a ortodontia em função das férias escolares, ” explicou a cirurgiã-dentista, Dra. Tereza Alencar, da Clínica Alencar Saúde em Petrolina, Sertão de Pernambuco.
Prevenção
Para começar a prevenção a primeira consulta deve acontecer por volta dos 6 anos. As estatísticas apontam que no Brasil acontece aos 12 anos o primeiro contato com profissionais para avaliar se é necessário o tratamento ortodôntico. “O Julho Laranja tem o objetivo de alertar os pais e os clínicos gerais de que a primeira consulta ortodôntica deve ser realizada por volta da fase em que a criança perde o primeiro dentinho de leite, ” ressalta Dra. Tereza.
Iniciar o tratamento ortodôntico e/ou ortopédico precocemente só traz vantagens para a criança, porque ela ainda está se desenvolvendo, se o ortodontista intervém nessa fase, pode fazer um redirecionamento para a posição correta dos ossos da face e dá melhorias no posicionamento dos dentes, evitando a necessidade de tratamentos mais agressivos no futuro.
Sobre a Campanha
A cor laranja foi escolhida para simbolizar essa campanha pois representa alegria, vivacidade e confiança. O mês de julho foi o escolhido porque é o período em que os brasileiros costumam buscar mais a Ortodontia Infantil. Em 2020, a mobilização ganhou uma mascote, um pássaro que foi batizado de Julito.
Assessoria de Comunicação Alencar Saúde