Recebi, hoje, do Ministro da Educação do governo Lula, Camilo Santana, a missão de voltar a dirigir a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) de forma temporária.
Assumo esta missão com a responsabilidade e o compromisso de defender e fortalecer a democracia e a autonomia da nossa instituição. Por isso, estou consciente de que iniciarei e conduzirei um processo de transição até a posse daquele que foi eleito pela comunidade acadêmica, o Professor Telio Nobre Leite, pois sei que este é o compromisso do atual Governo Federal e uma das minhas prioridades.
Farei tudo que estiver ao meu alcance para que a minha intervenção na Reitoria seja a mais breve possível. Fui dirigente máximo da Univasf por oito anos e minha gestão sempre foi pautada pelo diálogo e respeito à comunidade universitária e à sociedade de modo geral. Neste sentido, inicialmente, buscarei conversar, além da chapa eleita em 2019, com membros dos Conselhos Superiores, representações dos servidores e dos estudantes, gestores atuais e ex gestores para uma compreensão mais precisa da situação política e administrativa da nossa instituição, estabelecendo assim, as ações prioritárias para a nossa gestão pro tempore.
Também, de imediato, reestabelecerei a interlocução da Reitoria da Univasf com a Andifes, importante e histórica associação de dirigentes das instituições federais de ensino superior e com o Consórcio Universitas PE, que reúne as instituições de ensino superior do Estado de Pernambuco.
Em breve, indicarei servidores para realizar o diagnóstico situacional da gestão protempore que está se encerrando, especialmente em relação às questões orçamentárias e financeiras, bem como dos contratos essenciais para o bom funcionamento da instituição.
Por fim, agradeço ao Ministro Camilo pela confiança e reitero que trabalharemos incansável e incessantemente para que a nossa Universidade retome a normalidade administrativa e que tenhamos, muito em breve, a nomeação e posse do Professor Telio Leite como nosso reitor democraticamente eleito para conduzir a Univasf de acordo com os anseios da comunidade acadêmica.