As curitibanas são entre as gestantes brasileiras as que têm acesso ao maior número de consultas de pré-natal. Segundo o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde, mais de 23 mil mães de bebês nascidos passaram por sete ou mais consultas médicas antes de dar à luz.
Isso representa 89,57% do total das grávidas da cidade das quais metade faz o acompanhamento pelo programa de atenção materno infantil Mãe Curitibana, da rede municipal de saúde.
Por este motivo o prefeito Julio Lossio e a coordenadora do Programa Nova Semente, Monica Couto estão em Curitiba onde realizam uma visita técnica para conhecer a qualidade de excelência neste tipo de atendimento.
“O Programa é destaque no país inteiro. Criado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o programa é referência não só em Curitiba, mas em várias regiões do país. O programa já se tornou exemplo para projetos similares e deve ser referência para aqueles que humanizam o parto e cuidam em primeiro lugar da mulher gestante”, destacou Julio Lossio
A prevenção da gravidez na adolescência também está entre as prioridades do programa Adolescente Saudável. O assunto também é trabalhado durante o pré-natal das gestantes menores de 20 anos. O objetivo é orientá-la de modo que ela só venha a se tornar mãe novamente quando for mais velha e estiver com a situação escolar e acadêmica encaminhada.
Blog do Banana
1 comentário
O pré-natal aparentemente está bom, mas o PRÉ-HOSPITALAR uma negação!!! Prefeitinho médico !!!