O XIV Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais será realizado em Curitiba, entre os dias 21 e 24 de novembro. O evento é organizado pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais e terá na abertura uma palestra do juiz federal Sérgio Moro.
Em uma moção de repúdio, o Coletivo de Juristas pela Democracia Ceará manifestou sua insatisfação contra a presença de Moro no congresso.
“O referido magistrado foi convidado para a conferência de abertura do congresso, causando consternação entre procuradores municipais e advogados de todos os estados do Brasil. Neste momento tão delicado por que passa a democracia brasileira, entendemos que o convite ao juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba prejudica sobremaneira o trabalho de advogados e de todos aqueles que lutam pela defesa dos valores de sustentação do Estado Democrático de Direito”, diz a nota.
“O convidado é amplamente conhecido por seu desapreço ao direito de defesa e ao trabalho realizado pelo advogado. Além de tecer considerações negativas sobre a atuação de patronos de réus em sentenças, o juiz promove expedientes processuais sem o cuidado necessário, permitindo que escritórios de advocacia sejam violados. Essas práticas reafirmam um perigoso estigma de que o advogado é obstáculo e não garantia de justiça”, diz o texto. (247)
Blog do Banana