Turismo

Lagoa Grande adere ao Programa Destinos Sustentáveis

A Prefeitura de Lagoa Grande, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Turístico do município (Bravo), o Sistema Fecomércio Sesc/Senac e o Sebrae/PE promoveram, nesta terça-feira (27/10), o lançamento do Programa Destinos Sustentáveis Pernambuco no município. Lançada no estado em 2023, a iniciativa já contemplou cidades como Igarassu, Triunfo e Tracunhaém e agora chega à “Capital da Uva e do Vinho do Nordeste”.

O programa tem como objetivo promover a estruturação e a expansão do turismo nos municípios pernambucanos com vocação turística, contribuindo para organizar o setor e consolidá-lo como instrumento de desenvolvimento econômico e de geração de oportunidades, empregos e renda.

“Vamos trabalhar aqui durante um ano para contribuir com a governança do turismo de Lagoa Grande. Por meio de reuniões com o Conselho Municipal de Turismo, vamos reunir representantes do governo municipal, empresários e membros da comunidade para, juntos, desenvolver iniciativas voltadas a um turismo mais sustentável”, declarou Marília Valença, consultora do Senac/PE. Ela atuará na execução das atividades ao lado da também consultora do Senac/PE Cristiane Cardoso e da equipe de articulação local.

A prefeita Catharina Garziera destacou a escolha de Lagoa Grande para integrar o programa e ressaltou a importância do trabalho conjunto para o fortalecimento do turismo no município.

“Vai ser um ano de projeto com muitas conversas, muitos grupos de trabalho, para que a gente possa se organizar para receber os turistas. É assim que acontece em lugares que são referência no turismo. Vamos nos organizar nesse ano. Com a colaboração de todos, nós vamos conseguir, e isso vai servir para um futuro melhor não só para cada um de nós aqui, mas também para nossos filhos e nossos netos. Essa gestão tem feito seu trabalho. Temos projetos, cuidamos, escutamos e atuamos para transformar”, afirmou a prefeita.

O diretor-presidente da Bravo, Valman Rivas, destacou o papel da agência e a importância da atuação conjunta dos parceiros na execução do programa.

“O Destinos Sustentáveis chega para melhorar definitivamente a nossa cadeia turística, estruturando, capacitando e qualificando. Temos os nossos atrativos, grandes riquezas naturais e culturais. Precisamos agora concretizar essa organização. Essa é a proposta desse programa”, declarou.

A iniciativa conta ainda com o apoio de redes de cooperação internacional, como a bbw, e com financiamento do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

Como funciona o programa

O Programa Destinos Sustentáveis tem duração aproximada de 12 meses em cada município, com consultoria e acompanhamento técnico. A proposta é desenvolver o turismo de forma planejada, competitiva, inclusiva e sustentável, conciliando a preservação ambiental, a valorização da comunidade e o crescimento econômico.

“Iniciei esse trabalho lá atrás. Sei que temos como crescer, não temos que inventar mais nada. Temos sonhos e sabemos que temos como realizar. A nossa vontade de nos mostrar existe. Nessa organização, temos que propor projetos, nos organizar e celebrar, porque temos potencial”, acrescentou o ex-prefeito e atual secretário de Governo, Jorge Garziera.

Durante o lançamento, os participantes também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar questões que contribuirão para o início das atividades em Lagoa Grande.

Outro destaque foi a participação da Câmara Municipal. O presidente do Legislativo lagoa-grandense, vereador José Estevo Mantena, reafirmou o apoio da instituição à iniciativa.

“Nós estaremos à disposição. A prefeita Catharina Garziera pode contar com a Câmara Municipal de Lagoa Grande para desenvolver o programa, mudar legislações e consolidar o nosso potencial turístico. Vamos sempre prestigiar”, salientou Mantena.

Entre as principais etapas do programa estão a sensibilização dos profissionais e das empresas do setor turístico e da comunidade; o aprimoramento da legislação e do Conselho Municipal de Turismo; a realização de um diagnóstico participativo, com imersões e entrevistas; a capacitação dos envolvidos; a elaboração de um plano de ação; e o monitoramento contínuo das iniciativas.

Também se pronunciaram durante a solenidade Sebastião Amorim, do Senac Petrolina, e Maria Regina, do Sebrae Sertão do São Francisco.

O lançamento contou ainda com a presença de integrantes do Conselho Municipal de Turismo, representantes da Associação Comercial e de outras associações e entidades de diversos segmentos produtivos do município, além de empresários, comerciantes, empreendedores, secretários municipais, profissionais da imprensa e outros convidados.

Compartilhe: