Lagoa Grande comemora crescimento no Ideb

Por Ricardo Banana
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A cidade de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, conhecida como ‘capital da uva e do vinho do Nordeste’, também comemora outro destaque a partir do resultado do Ideb (Índice da Educação Básica), anunciando nesta segunda, 3 pelo Ministério da Educação. O município teve aumento no Ideb, passando de 5.1 para média 6.3 nas séries iniciais do ensino fundamental

A secretária de Educação, Fabiana Ribeiro, comemora os números e frisa que o trabalho de todos que fazem a Seduc e o compromisso do prefeito Vilmar Cappellaro com a educação, tornaram possível esse bom resultado para o município. A escolas Ouro Verde, com 8.2 e Tarcila Araujo, no distrito de Jutaí, com 7.6, foram as de maior média no município.

“É um grande resultado, 6.3 do 1 ao 5 ano. Parabenizo a equipe responsável por esses indicadores. A educação tem um resultado através de um conhecimento continuo. Nossos professores estejam prontamente voltados para essa aprendizagem. E agradecemos aos pais pelo empenho também desenvolvidos com esses alunos”, assinalou a secretária.

FORMAÇÃO

O trabalho com a preparação continuada dos professores, tem contribuído para Lagoa Grande avançar cada vez mais nos bons indicadores de ensino, a exemplo do Curso de Formadores de Professores ocorrido na Escola Hélio Ferreira Maia, no último fim de semana, com grande participação do corpo docente, tendo sido prestigiado pelo prefeito Vilmar Cappellaro.

“O compromisso de Vilmar tem sido preponderante para que a nossa educação avance. Essas oficinas são validadas a partir do resultado do Saep e trabalhamos com toda a nossa equipe, gestores, professores, comprometidos com essa evolução. A importância que o prefeito tem com a educação no município, faz com continuemos tendo melhores resultados também no Saep quando chegarmos no final do ano”, concluiu Fabiana.

 

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de zero a 10. O resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação.

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