*A transferência de tecnologia para educar de forma global dentro da maior maratona tecnológica do país voltada para a educação, será desenvolvida por meio do Projeto Brasil Aprender, lançada na segunda-feira, 18, na Escola Municipal Eduardo Campos, em Vermelhos, zona rural do município*
O uso da tecnologia para avançar no conhecimento. Focada nessa premissa , a Prefeitura de Lagoa Grande (sertão do São Francisco) implanta a maior hackathon com professores do ensino público do Brasil. A iniciativa foi apresentada a alunos, professores, comunidade escolar e à população, segunda-feira, 18, na Escola Municipal Eduardo Campos, em Vermelhos, zona rural de Lagoa Grande.
Mas o que é hackathon? Hackathons são eventos que reúnem desenvolvedores de software, designers e outros profissionais relacionados à área de programação, com o intuito de em um período curto de tempo, criarem soluções inovadoras para algum problema específico, por durar um dia ou uma semana. Utilizar essa maratona tecnológica para a inovação da educação, é o desafio de Lagoa Grande
Segundo o CEO do Projeto Brasil Aprender, Dalmy Alves, idealizador da maratona na cidade, a ferramenta integra um dos objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidades (ODS 4), o da inovação, e visa aplicar tecnologia de ponta no município para promover e desenvolver a maior evolução na educação entre as experiências já executadas no país.
“Mais de 250 professores da rede pública participaram dessa hackathon e Lagoa Grande, produzindo idéias que se transformaram em conteúdo voltados para smartphones. Representantes do governo do estado estiveram presentes e referendaram a importância da inovação de novas práticas tecnológicas voltadas para a educação. Esses professores terão formação continuada voltadas para as novas tecnologias dentro dessa novas plataformas inovadora do Brasil Aprender para o hackathon. Essa é uma nova tecnologia voltada para a educação brasileira”, considerou Dalmy.
.
O prefeito Vilmar Cappellaro tem sido um entusiasta dessa nova plataforma digital que une a ampliação do conhecimento e as novas tecnologias.
“A hackathon aproxima professores e estudantes num mesmo ambiente tecnológico, garantindo formação de qualidade para nossos estudantes. Fornecer conhecimento e modernizar a educação, utilizando a tecnologia, é assim que vamos deixando um legado vitorioso para os nossos estudantes”, destacou o gestor.
Para a secretária Fabiana Ribeiro, Lagoa Grande dá um passo à frente na educação não só no estado, mas para todo o país. “O prefeito é o principal incentivador desse projeto. Lagoa Grande com seus 4200 alunos estará focada, levando para nossos professores e todos os nossos colaboradores, todo esse conhecimento, um avanço em nossa educação”, ressaltou Fabiana.
Texto: Cinara Marques
Fotos: Isael Dias – divulgação