Lewandowski confirma que Tadeu Alencar será exonerado

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Chefe do MPSP assumirá cargo de Tadeu Alencar . Já era esperada a substituição do PSB no ministério da Justiça

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, confirmou ao jornal “O Globo” que convidou o procurador-geral do Ministério Público de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), área que na semana passada garantiu ser sua prioridade à frente da pasta.

A vaga atualmente cabia ao PSB, com o ex-deputado federal Tadeu Alencar.

Tadeu é procurador concursado da Fazenda Nacional, podendo voltar a exercer as funções ou ocupar outra função de confiança na esplanada, dado que o PSB ainda tem dois ministérios.

“Sarrubbo é um dos melhores quadros do Ministério Público brasileiro, atual Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, que dedicou grande parte de sua carreira ao combate ao crime organizado”, afirmou Lewandowski.

O convite ao procurador-geral do MP de São Paulo já foi feito e, segundo apurou a reportagem, sua ida para o Ministério da Justiça depende apenas de sua desincompatibilização do Ministério Público.

O procurador-geral está próximo de se aposentar do MP e vinha sendo cotado para integrar a lista de indicados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), na vaga aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz. O nome de Sarrubbo vem sendo defendido por integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) como o ministro Alexandre de Moraes, de quem é próximo.

Seu mandato como procurador-geral acaba em abril. Sarrubbo tem boa relação com o vice-presidente Geraldo Alckmin e é considerado um nome que também transita bem na esquerda.

Sarrubbo foi indicado à chefia do MP paulista pelo governo João Doria (PSDB) e reconduzido para um mandato de mais dois anos em 2022 por Rodrigo Garcia (PSDB). Em abril do ano passado, quando o ministro se aposentou do Supremo Tribunal Federal e recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Santo Amaro (Unisa), Sarrubbo discursou, elogiando-o como “humanista e ferrenho defensor da Constituição”.

A posse do ministro está marcada para 1º de fevereiro.

 

 

Related Posts