Liberdade de expressão

Liberdade de expressão: a grandeza de um país livre e democrático

A sátira que ilustra esta matéria foi feita pelo internauta Heyder Numeriano. Se fosse exibida em países onde a liberdade de expressão é vedada por suas constituições arcaicas, certamente o artista seria preso, torturado ou até morto. No entanto, vivemos num país que conquistou bravamente a sua democracia, garantindo ao cidadão o direito de se expressar livremente, desde que responda pelas conseqüências dos seus atos.

 Eu, como blogueiro que me sinto no direito de criticar pessoas e governos, jamais poderia receber como ameaça uma postagem como esta – campeã de compartilhamentos no Facebook na última semana. Vejamos exemplos de países como os Estados Unidos e Noruega, onde a imprensa tem a prerrogativa de expor suas ideologias partidárias doa a quem doer: cabe ao cidadão, dono do maior de todos os poderes – o voto – escolher quais meios colaboram na construção de sua opinião.

 Portanto, caro Heyder, parabéns pela forma corajosa e bem-humorada de expor a sua visão política em nosso Vale do São Francisco. Eu, por expressar livremente o que penso, estou respondendo a dezenas de processos movidos por pessoas que se acham acima do bem e do mal. E, ao contrário destes que se sentem “poderosos”, recebo sua charge com a alegria de quem deseja seguir contribuindo com a informação livre e acessível para todos, num país que respeita as diferenças de pensamento, raça, credo e orientação sexual. Viva a liberdade do Heyder! Viva a liberdade do povo brasileiro.

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress