Com a meta de minimizar os efeitos da poluição ao Rio São Francisco através do descarte in natura de esgoto, a Prefeitura de Petrolina vem dando especial atenção realizando a retirada das baronesas que ficam às margens do rio. O trabalho que agora atende a Orla 2, foi iniciado há pouco mais de um mês é uma ação da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
Todos os dias, as máquinas retiram toneladas de plantas, em uma tentativa de devolver ao rio os nutrientes naturais perdidos por causa da poluição. Todo material é levado à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) onde recebe o descarte adequado sem agredir a natureza.
Segundo especialistas o crescimento desordenado das baronesas, além de facilitar a reprodução de ovos de caramujos e mosquitos da dengue, também prejudicam o ecossistema. Normalmente elas cobrem toda a superfície de um corpo d’água, impedindo que as plantas submersas não produzam oxigênios e, consequentemente, sufoquem os peixes. Os poluentes orgânicos dos rios também podem favorecer a propagação desses vegetais.
O trabalho de retirada das plantas acontece com a liberação de máquinas da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e a fiscalização e orientação das equipes da AMMA.
Sscom Seinfram
Blog do Banana
