Os escritores Elton Rocha (Sento Sé-BA) e Matheus José (Petrolina-PE) lançarão a obra “A Literatura Além da Barragem: História e Cultura das Cidades Inundadas pelo Rio São Francisco”, que traz um mergulho na memória das populações atingidas pela construção da Barragem de Sobradinho, no Norte da Bahia. O livro foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do governo do Estado.
A obra resgata a formação do Submédio São Francisco e percorre a história de cidades como Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Sento-Sé, cujas sedes foram inundadas na década de 1970. Além do impacto territorial, o livro aborda as transformações sociais, econômicas e culturais vividas pelas populações atingidas, destacando as injustiças nas indenizações e reassentamentos.
Durante a pesquisa, os autores visitaram as cidades submersas e as novas sedes urbanas, coletando documentos históricos e ouvindo relatos de moradores. O livro também dedica capítulos à criação de Sobradinho e ao papel de Petrolina e Juazeiro (BA) no contexto regional.
O lançamento oficial será no dia 4 de abril, às 15h30, na Câmara de Vereadores de Sento Sé. Após essa data, os autores seguem para Porto Seguro (14/04), Feira de Santana (16/04) e Salvador (17/04), com outras apresentações previstas para Juazeiro, Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado.