Preocupado em registrar as dificuldades e conquistas das pessoas com deficiência em Petrolina, o professor municipal, Hélio de Araújo, escreveu um livro que narra a trajetória de lutas e desafios travados por essas pessoas, desde 1980 até os dias de hoje. O lançamento será no dia 2 de fevereiro, às 19h30, no auditório da Univasf.
No livro, o professor conta a história da primeira aluna surda formada em magistratura em Petrolina, o surgimento das associações e instituições que buscaram independência e conquistas para as pessoas com deficiência. “Escrevi o livro porque senti a necessidade de expor o processo de inclusão, empregabilidade, educação e luta por direitos que enfrentamos desde 1980”, afirma Araújo.
O livro “História de Luta das Pessoas com Deficiência em Petrolina” passou a ser pensado quando o educador assistiu a uma palestra na Biblioteca Municipal, em 2009, e em seguida escreveu um artigo sobre inclusão. A partir daí, foi questão de tempo e pesquisas para que a história estivesse pronta.
“A produção do livro é uma maneira de homenagear as pessoas que dedicaram parte de suas vidas para lutar contra o preconceito que tanto atrapalha a sociedade”, conclui.
Ascom PMP
Blog do Banana
