Luiz Gonzaga, Trio Elétrico e o Frevo

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

*Por Ney Vital. Jornalista e Radialista

A escola de samba Unidos da Tijuca do Rio de Janeiro, ganhou o título de campeã no Carnaval carioca de 2012. O samba-enredo O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão – falou sobre a paisagem, solo e vegetação do Sertão. O título fez o nome de Luiz Gonzaga repercurtir nos meios de comunicação devido os 100 anos de nascimento.

Na década dos anos 80 Luiz Gonzaga foi homenageado pela Escola de Samba Vermelho e Ouro. No samba-enredo ele participou da gravação cantando e puxando sanfona. Isto tudo chama atenção e lamentamos as porcarias que hoje são produzidas e que as emissoras de Rádio e televisão divulgam colocando-as em primeiro lugar e salientadas como as mais ouvidas, dançadas e cantadas. A maioria possui letras pobres e vazias de arte.

Usando riqueza de ritmo, harmonia e melodia Luiz Gonzaga no início de sua trajetória musical, poucos sabem, divulgou e cantou o ritmo musical Frevo. Em 1946 gravou “Cai no Frevo”. Detalhe: usou sua majestosa sanfona. Puxou a sanfona também no Frevo “Quer Ir mais Eu?”, este regravado várias vezes até os dias de hoje e executado pelas orquestras de frevos nas ruas e bailes. “Quer ir mais eu vambora, vambora vambora…

Luiz Gonzaga ainda gravou “Bia no Frevo” e “Forrobodó Cigano”. Homenageou o genial Capiba tocando frevo, “Ao mestre com carinho” , o Lourenço Fonseca Barbosa, este genial pernambucano criador da canção “Maria Betânia”.

Luiz Gonzaga em parceria com João Silva, já no final da carreira, mistura sanfona e instrumentos metais. Grava “Arrasta Frevo”. Ainda Na seara do carnaval o Rei do Baião participou do primeiro forró trioeletrizado junto com Dôdo e Osmar.

Toda esta trajetória faz Luiz Gonzaga atual: “Eu quero dinheiro, saúde e mulher. É isto mesmo e vice e versa Mulher Saúde e Dinheiro e o resto é conversa. Eu quero ser deputado, senador, vereador. Eu quero ser um troço qualquer para mais fácil arranjar Dinheiro Saúde e Mulher”…Impressionante ele gravou essa façanha em marcha-frevo no ano de 1947.

Viva Luiz Gonzaga também no frevo, trio elétrico e samba.

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Genedi Silva 6 de fevereiro de 2013 - 21:12

Impressionante a vida e obra de Luiz Gonzaga. Importante mesmo a divulgação desses feitos culturais que infelizmente desconhecemos. Parabens

Responder

Deixe um comentário