Maconha é consumida por 3 milhões de brasileiros e 8 milhões já experimentaram

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

No Brasil 7% da população já experimentou maconha na vida, representando 8 milhões de pessoas. Dessas, 3 milhões usam frequentemente. Os números são do II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas-Lenad, realizado pela Universidade Federal de São Paulo.

O estudo mostra que quase 600 mil adolescentes (4% da população) já usaram maconha pelo menos uma vez na vida, enquanto a taxa de uso no último ano foi idêntica à dos adultos (3% equivalente a mais de 470 mil adolescentes).

Mais da metade dos usuários, tanto adultos quanto adolescentes consomem diariamente (1,5 milhão de pessoas). A maconha é a substância ilícita mais consumida em todo o mundo.

A idade de experimentação é um indicador importante, pois está associada com o desenvolvimento de dependência bem como com o abuso de outras substâncias. Mais de 60% dos usuários experimentaram a droga pela primeira vez antes dos 18 anos de idade.

Embora a quantidade de usuários relatados no Brasil seja relativamente pequena, a percentagem de dependentes entre usuários é a mesma encontrada em países com maior prevalência de uso. Na adolescência os índices de dependência alcançaram10% entre usuários.

A identificação de dependência de maconha usada pelo estudo não leva em consideração a quantidade ou frequência de uso da droga, mas sim aspectos comportamentais comuns da dependência. São avaliados: 1) Ansiedade e preocupação por não ter a droga, 2) Sensação de perda de controle sobre o uso, 3) Preocupação com o próprio uso, 4) Ter tentado parar, 5) Achar difícil ficar sem a droga.

Além disso, também foi detectado que um terço dos adultos usuários já tentou parar e não conseguiram, enquanto 27% já apresentaram sintomas de abstinência ao tentar parar. (Blog do Tadeu Sá)

 

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Guilherme Novaes 10 de janeiro de 2013 - 17:27

Bom eu to dentro dos 93% que nunca usaram, eu prefiro minha breja geladinha, pra mim ta ótimo 😀

Responder

Deixe um comentário