Mais de 2 mil estudantes já foram atendidos pelo Programa Guarda Mirim

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Agora são mais de 2.000 crianças formadas e atendidas pela ação que visa a disciplina dentro das salas escolares e na sociedade como um todo. Na noite da última sexta-feira (31), cerca de 100 estudantes da rede pública de ensino da Escola Municipal Eduardo de Souza participaram da formatura e tornaram-se, efetivamente, Guardas Mirins. A solenidade contou ainda com a presença dos pais, educadores, a primeira-dama do município, Andréa Lossio, o ex-deputado federal Osvaldo Coelho (DEM/PE) e o secretariado municipal.

Indo conhecer de perto a ação que, em consenso entre os educadores e pais que lidam diariamente com as crianças atendidas, entre 8 e 13 anos, transforma a vida dos estudantes, o ex-deputado Osvaldo Coelho, convidado a falar com os alunos, congratulou a ação, e afirmou que ele também recebeu os princípios de disciplina e cidadania. “Quando criança também passei por esse processo, na época chamado escoteiro. Tudo que vi e aprendi contribuiu na minha vida desde a pontualidade à verdade como cidadão. Não tenho palavras para elogiar esse momento que demonstra que as pessoas estão sendo bem cuidadas, e esse é o gasto mais bem feito da prefeitura, pois é investido no ser humano, na sua formação”, afirmou.

Sob os ordenamentos do secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira e a equipe de Pesquisa e Instrução composta pela Guarda Municipal, órgão operativo da Secretaria, os estudantes responderam aos comandos em sinal do aprendizado durante o período de ensinamento. Desde 2010, a equipe já passou por diversas localidades desde a sede ao interior, onde são repassados conhecimentos sobre cidadania, direitos humanos, defesa civil, meio ambiente e ordem unida com ensinamentos de disciplina militar, o favorito das crianças. “Melhorei meu comportamento em casa e, principalmente, na escola. Sei que isso é muito importante e o que mais gostei foi de aprender a marchar e a responder aos ordenamentos”, afirmou Luis Henrique dos Santos, de 12 anos, referindo-se à disciplina de Ordem Unida.

Para a educadora e Gestora da Unidade Escolar, Maria das Graças Aquino, uma das suas maiores preocupações era a questão da indisciplina e, agora, ela já começa a visualizar melhorias. “Estava muito preocupada em como poderia resolver a indisciplina dos nossos alunos e, como uma benção, recebemos essa equipe empenhada que nos trouxe novos horizontes e a melhoria visível dentro das salas de aula, onde os estudantes já se comportam melhor”, declarou.

Segundo Maria das Graças, a intenção é continuar com as instruções, levando-as para as demais unidades: na Escola Monsenhor Ângelo Sampaio, na comunidade de Jardim e Antonio Pedro, em Cristália.

ASCOM – PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário