Mais de 30 mil jovens e adultos foram capacitados pelo SESI e SENAI em Pernambuco

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Por Tainá Ferreira

Na busca do desenvolvimento da educação profissional de qualidade e pela inserção e recolocação de jovens e adultos no mercado de trabalho, o SESI e SENAI de Pernambuco têm investido cada vez mais na formação da população que vive no estado. Só em 2018, as duas instituições capacitaram 30.804 pessoas desde a educação continuada até a profissionalizante.

MAIS: Acesse esta matéria na versão para rádio

Em 2018, segundo a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), foram matriculados no SESI 5.531 alunos desde o ensino fundamental até a educação de Jovens e Adultos, um aumento de 5% em relação a 2017, de acordo com a federação. Na educação continuada – que engloba palestras, seminários e oficinas – foram capacitadas 8.300 pessoas. Os cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAI formaram 22.504 estudantes.

Entre esses alunos destaca-se Matheus Antônio Carvalho do Nascimento, de 19 anos. Morador da cidade de Paulista (PE), ele teve a oportunidade de estudar tanto no SESI quanto no SENAI. A relação com as instituições começou no fim de 2013, quando amigos e vizinhos sugeriram que tentasse o processo seletivo para fazer o ensino médio no SESI. O resultado foi positivo e, a partir de 2014, ele iniciou os estudos.

O jovem aproveitou todas as oportunidades que apareceram e, em 2015, começou a fazer curso técnico em administração no SENAI, no qual aprendeu sobre marketing, contabilidade, segurança no trabalho, entre outros. Para ele, essa oportunidade permitiu que descobrisse a paixão pela contabilidade, curso que estuda atualmente na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (PE).

“Já estou concluindo o ensino superior e foi através deles que descobri minha paixão pela contabilidade. No passado, eu não esperava estar onde cheguei e graças ao SESI, através do estágio que eu consegui na empresa Arca, os ensinamentos que tive e com o aprendizado e capacitação do SESI que cheguei aqui”, afirma.

A busca pela capacitação fez com que concluísse o ensino médio no ano de 2016 preparado para o mercado de trabalho. Depois de iniciar o ensino superior conseguiu uma oportunidade na empresa Arca Promotora de Vendas como estagiário. Graças ao seu desempenho foi contratado pouco tempo depois. Atualmente, exerce o cargo de supervisor de call center.

“As pessoas que queiram coisas novas na vida, que gostam de desafio e de inovar e que querem algo grande para sim mesmo, que eles possam entrar para o SESI e SENAI porque é o caminho certo. Tanto que os curso de robótica que eu fiz, os cursos de informática, tudo que aprendi lá estou levando para minha vida. Estou conseguindo incluir [no dia a dia] os conhecimentos daquela época”, conclui.

De acordo com Ricardo Essinger, Diretor Presidente da FIEPE, as duas instituições são fundamentais na preparação de mão-de-obra e conhecimento para a população pernambucana. “Nós temos um trabalho forte na educação básica e também na educação continuada para que os nossos colaboradores leiam e entendam, porque temos a dificuldade grande, principalmente, nas cidades do interior na parte de alfabetização”, avalia.

Atualmente, o SENAI (PE) está com 40. 882 alunos matriculados em diferentes cursos. Em 2019, a previsão é que mais de 43 mil alunos sejam beneficiados. No SESI (PE), 6.448 vagas foram disponibilizadas de acordo com a FIEPE.

Related Posts