Durante a primeira semana de implantação do serviço Consultório na Rua em Petrolina já foram abordados mais de 40 pessoas que vivem em situação de rua. A equipe multiprofissional visita diariamente os principais locais da cidade que aglomeram esta população como a orla, rodoviária, Praça da Catedral com o intuito de viabilizar cuidado integral em saúde e assistência social no município.
A psicóloga e coordenadora do programa, Sarah Fonseca, destaca a boa receptividade dos usuários nesta primeira semana de atuação. “Estamos mapeando e estabelecendo vínculos com os usuários para que possamos oferecer um cuidado cada vez mais efetivo e contínuo. Mas, neste início a recepção foi bastante positiva e já estamos encaminhando alguns casos para outros dispositivos da rede”, avaliou Sarah que ainda acrescentou que este público também está presente nos bairros.
A equipe pôde perceber que os principais questionamentos são referentes à documentação e o acesso aos serviços responsáveis capazes de ajudar as pessoas que fazem o uso de algum tipo de droga. “Estes são os dois pontos mais recorrentes durante as abordagens. Em relação à saúde dos usuários, a priori, a maioria precisa passar pela avaliação médica, pois são pessoas que estão mais susceptíveis a algumas doenças como tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis, as DST’s”, destacou o enfermeiro Ronney Silva.
A gestora da pasta, Lucia Giesta, externou sua satisfação em ver o empenho da equipe em identificar os pontos onde os usuários estão e dar resolutividade ao seu problema. “Alguns usuários já foram encaminhados para outros serviços como o Centro Pop, CRAS e as próprias Unidades de Saúde. Este é um programa bastante desafiante, mas que veio para dar certo em Petrolina”, afirmou a secretária.
ASCOM Saúde
Blog do Banana
