Mais de 700 jovens egressos do Sistema Socioeducativo foram atendimentos pelos projetos estaduais de capacitação e aprendizagem

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Durante 2019, 658 jovens egressos do sistema socioeducativo foram atendidos nas ações do Vida Aprendiz, proposta que articula oportunidades de profissionalização para jovens em cumprimento de medida socioeducativa ou egressos da Funase. Neste ano, 212 jovens foram inseridos no projeto e 90 deles encaminhados para empresas e instituições públicas como aprendizes. Já o Novas Oportunidades, que articula e/ou oferece ações e serviços aos jovens egressos das unidades de atendimento da Funase da Região Metropolitana do Recife e suas famílias, inseriu 102 jovens no projeto e, desse número, 50 inseridos no mercado de trabalho.

Em comparação aos outros anos de funcionamento, os projetos tiveram aumento no número de parcerias com empresas privadas e órgãos públicos. O Novas Oportunidades fecha 2019 com 31 instituições e o Vida Aprendiz com 29. Na leva de novas colaborações está o Cesar School, que se une as propostas ofertando cursos gratuitos. Em novembro deste ano, foram inseridos cerca de 30 jovens egressos e adolescentes em cumprimento de medida em meio aberto na turma de “Cultura e Mundos Digitais”.

Durante apresentação do resultado anual dos projetos, o analista educacional da Escola de inovação, Maurício Taumaturgo, destacou que a Cesar School buscar estimular a mudança na sociedade e firmar parcerias como esta reafirma a função social que a instituição buscar ter. “A gente fica muito feliz em ser parceiro e fazer parte desse trabalho. Vemos muitos dos colaboradores vibrando com cada novo aprendizado deles e isso é transformador. Cada um desses meninos e meninas souberam agarrar as oportunidades e os programas funcionam por esse desejo deles de transformação”, afirmou.

A análise do trabalho executado nos dois projetos também indicam níveis baixos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), com um caso em cada um. “Esse dado demonstra que oferecer oportunidades melhores aos jovens, principalmente em relação a qualificação e empregabilidade, é o caminho adequado para evitar a reincidência e, de fato, ressocializá-los. Com uma rede robusta e consolidada, com o apoio cada vez maior das parcerias com empresas privadas e órgãos públicos, os projetos terão resultados ainda mais promissores nos próximos anos”, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes.

Como parte das ações estaduais de Assistência Social, o Novas Oportunidades e o Vida Aprendiz atendem jovens entre 12 e 24 anos e executam ações de inserção  socioprodutiva, com foco na geração de oportunidades e na qualificação profissional, no modelo de aprendizagem, respectivamente. “Os programas funcionam na perspectiva da garantia de direitos e eles trazem o reconhecimento da importância da aprendizagem como estratégia de inserção no mercado de trabalho e como alternativa para minimizar o trabalho infantil”, pontua o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues.

Beneficiado pelos projetos desde 2016, Hugo Pires, de 21 anos, acaba de finalizar sua segunda aprendizagem. “Já estagiei na Compesa e meu contrato com o Senai acabou esse ano”, afirma ressaltando que segue aproveitando todas as oportunidades de cursos que lhe é oferecido. “Todo esse conhecimento e experiência são muito importantes para mim, eu aprendi a ser alguém melhor, em todos os sentidos. Aliás, poucas pessoas acreditaram em mim e ter todo esse estímulo e apoio me fez acreditar em mim também. Eu prometi a minha mãe que minha vida só vai ser de vitórias e eu vou fazer ser”.

Related Posts