O vice-líder do governo na Câmara Federal, Silvio Costa (PTdoB-PE), disse que a oposição, juntamente com o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) fazem “uma verdadeira cachorrada regimental” ao tentarem mudar o Regimento Interno da Câmara na tentativa de reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que invalidou a eleição da comissão do impeachment e levou o golpe contra a presidente Dilma Rousseff de volta a estaca zero.
“Esta é a terceira tentativa de golpe por parte de Cunha e da oposição. Primeiro, o Cunha acolheu o pedido de impeachment por vingança por não ter conseguido os três votos do PT de que precisava para não ser aberto o processo no qual ele pode perder o mandatona Comissão de Ética da Câmara. Depois do golpe do impeachment, ele inventou o segundo golpe com a chapa avulsa e, de quebra, ainda inventou o voto secreto. A terceira tentativa de golpe é esta de querer mudar o regimento para burlar a decisão do STF”, disse o trabalhista.
Segundo ele, a oposição, juntamente com Cunha, acabou por se tornar uma espécie de “analfabeto regimental”. O STF é o guardião da Constituição. A decisão de suspender o rito de impeachment foi baseada na Constituição, foi a instância máxima da Justiça que disse que aquela manobra era inconstitucional”. Daí começaram a agredir, dizendo que a Corte está à serviço da presidente Dilma Rousseff num desrespeito enorme ao próprio Supremo, à Casa e também ao país”, disparou.
“Eles sabem que valem as regras que estavam lá no dia do acolhimento do pedido de impeachment. Não podem mudar agora. O país não pode ficar assim. Se o plenário, que é soberano aprovar esta mudança, lá vai o STF ter que fazer uma nova decisão sobreo caso. Isso não é oposição ao governo, mas ao país. Lamento que este projeto de mudança regimental tenha partido do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que foi governador de Pernambuco e agora empresta sua história à Cunha. Ele está passando dos limites”, observou Silvio.
Ele voltou a afirmar que não existem razões jurídicas que justifiquem o impeachment e que “a oposição está fazendo ataques sem dimensão jurídica contra a presidente Dilma”, disse.
Leia mais sobre o assunto no link abaixo.
Fonte: Pernambuco 247
Blog do Banana
