Copa das Confederações

“Marcados” e com baixo quórum, manifestantes passam longe de estádio em Salvador

imagemO forte esquema de segurança montado pela polícia de Salvador, aliado ao baixo comparecimento de interessados, fez com que as duas principais manifestações de protesto marcadas para a cidade neste sábado desistissem de tomar o rumo da Fonte Nova. A pouco mais de duras horas do início de Brasil e Itália, apenas 300 manifestantes estavam no ponto de encontro dos bairro de Campo Grande, o que desestimulou os organizadores da passeatas a tentar enfrentar as barreiras nas proximidades do estádio.

Os números foram bem menores que os registrados em outras movimentações em jogos da Copa das Confederações e mesmo que nos protestos que na quinta-feira causaram pânico em Salvador – estima-se que pelo menos 40 mil pessoas estavam nas ruas.

De quebra, os manifestantes foram ainda avisados informalmente pelo policiamento no local que o todo o efetivo da corporação local tinha sido colocado nas ruas para bloquear os acessos à Fonte Nova.

 Os próprios manifestante, porém, já tinham começado do dia hesitando.

O Comitê Popular de Salvador, um dos grupos organizadores do protesto, tinha ficado assustado com o radicalismo que infiltrou as manifestações de quinta-feira e já havia praticamente descartado tentar ir até o estádio.

Representantes do Movimento Passe Livre em Salvador, que também participaram dos protestos, avaliavam a possibilidade de aproveitar a concentração da segurança no entorno da Fonte Nova para tentar marchar pela área nobre em torno do Shopping Iguatemi, que ontem tinha grande circulação de pessoas e turistas.(Uol.com)

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress