A vereadora Maria Elena de Alencar, PRTB de Petrolina/PE, no sertão do estado, que tem acompanhado a situação do atendimento à mulher petrolinense, no combate à violência obstétrica, e que chega em busca de atendimento do Hospital Dom Malan/Imip, revelou que tinha solicitado audiência com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, para tratar desta pauta e foi surpreendida quando a assessoria do governador Paulo Câmara, anteontem, 20, entrou em contado com ela, confirmando o encontro com Longo aqui na cidade, durante a etapa do seminário ‘Todos por Pernambuco’, realizando nesta terça-feira, 21.
Na reunião, ocorrida na 8ª Geres (Gerência Regional de Saúde), no centro da cidade, o secretário aproveitou para apresentar a nova equipe da Geres (Gerência Regional de Saúde), e também sua equipe no Recife, e recebeu um documento com as reivindicações do grupo capitaneado por Maria Elena. O secretário comentou que foram pontos que a própria secretaria já vinha trabalhando para melhorar esse atendimento.
Maria Elena lembrou que o assunto da violência obstétrica será tema de um seminário sobre violência obstétrica que ela e o movimento de mulheres organizam para o final de setembro. “Foram mais de 40 minutos de conversa com o secretário. Os pontos apresentados foram classificados pelo secretário como cirúrgicos, até já sendo estudados pela sua equipe, a exemplo da melhoria no atendimento quando Petrolina tem figurado no ranking de mortalidade materna e são números que preocupam”, constatou a vereadora.
Maria Elena acrescentou que a pauta entregue a Longo tem entre outras reivindicações, a ampliação de leitos no HDM/Imip e da UTI Neo Natal. “Esse foi o compromisso assumido pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. Foram dois dias bem movimentados para nós, pois foi uma pauta reivindicada por mim junto com os movimentos, a alguns dias atrás, para tratarmos das questões que afligem às mulheres parturientes e às famílias como um todo, que necessitam dos serviços do IMIP/HDMe, recebemos do Palácio das Princesas, através do secretário de gabinete do Governador Paulo Câmara, Senhor Eduardo, e do Assessor Especial, Coronel, confirmando o encontro aqui”, contou a vereadora.
Maria Elena então foi atrás de reuni as várias representações de mulheres e no seu gabinete, produziram juntas o documento que foi entregue ao secretário de Saúde. “Foram nossas principais e recorrentes reivindicações de melhorias para o IMIP. Alguns desses pontos carimbados no documento, já eram passivos de receberem intervenções a curto e médio prazo, nos repassou o secretário, e que estavam, ele e toda a sua equipe, se organizando para atender a todos os outros”, enfatizou a vereadora.
ENCAMINHAMENTOS
“O próprio secretario de Saúde, deu o recebido na nossa cópia. Vamos ficar na espreita dessas melhorias começarem e se efetivarem de fato e de direito, fazendo jus a tradição que o IMIP construiu de ser uma Unidade de saúde de referência no Estado, o que definitivamente, o de Petrolina não é, e, portanto ja perdeu esse status há muito tempo. Pontuamos que ele precisa investir na estrutura física e humana dessa Unidade de Saúde de Petrolina, assim como fazer parceria com o município para ajudar na implantação da Casa de Parto, para poder conseguirmos soerguer esse status”, cravou Maria Elena.
Segundo a vereadora, o secretário André Longo disse com todas as letras que “o maior compromisso da sua pasta, a partir de agora, será melhorar o atendimento a saúde da mulher no Estado”.
“Ouvir isso de um secretário de Estado, significa um comprometimento que nos provocou e nos animou a lhe reservar a nossa confiança de que essas promessas de melhorias se tornarão realidade. Vamos ficar atentas. Por fim Agradeço as Organizações de Controle Social que aceitaram o nosso convite e subscreveram junto comigo esse documento oficial”, registrou Maria Elena de Alencar que também disse estará atenta à concretização da vinda do plantão na Delegacia da Mulher e sua abertura nos finais de semana.
“Colocamos isso e nesse momento não foi possível um encontro com o secretário Antônio de Pádua, de Defesa Social, mas o nosso seminário, vamos trabalhar para formalizar esse apelo que já é tão antigo do nosso movimento de mulheres de Petrolina”, detalhou Maria Elena.
Participaram do encontro com André Longo, o Conselho Municipal da Mulher; Movimento Eu sou Mãe eu Tenho Medo; Movimento de Mulheres de Petrolina; Grupo Lideranças com Amor e a Câmara de Vereadores de Petrolina que teve as vereadoras Maria Elena e Cristina Costa que preside a Comissão da Mulher do legislativo municipal, e juntas, ajudaram na pontuação das demandas feitas ao secretário.