Começou com uma manifestação dos petistas em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o último sábado (7), e em poucos dias as mudanças nos nomes nos painéis de votação também foram adotadas por adversários do presidenciável.
Desde o início da semana, petistas têm feito trocas de nomes em homenagem à principal liderança do partido. O líder da bancada na Câmara, deputado Paulo Pimenta, pediu a mudança na segunda-feira (9). Já a presidente da sigla, senadora Gleisi Hoffmann, fez a alteração na terça-feira (10).
Em Pernambuco a vereadora do Recife Marília Arraes (PT) encaminhou, na tarde de hoje, um memorando ao presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques, solicitando a alteração de seu nome parlamentar para Marília Arraes Lula. Marília é pré-candidata ao governo do estado, a mesma espera contar com apoio do ex-presidente.
A iniciativa faz parte da campanha nacional #EuSouLula, que vem sendo difundida pelos parlamentares petistas de todo o País e por apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a alteração, após a aprovação do presidente do legislativo municipal, o novo nome parlamentar passará a valer tanto para o registro no painel de votações, quanto para a comunicação/assinatura em processos de documentos legislativos.