O vereador apresenta um requerimento pedindo a valorização profissional dos agentes de portaria de Petrolina, uma vez que a categoria não foi contemplada com a atualização salarial. O registro é que não houve reajuste desde o ano passado, como foi feito para outras categorias da Secretaria de Educação do município.
O vereador, inclusive, questiona a gestão municipal por que o reajuste salarial não contemplou os agentes de portaria, que enfrentaram processo seletivo, e é uma categoria muito importante para garantia da segurança nas escolas de Petrolina.
Segundo o vereador Marquinhos do N4, é uma categoria que necessitou se especializar e investiu em cursos caros para assumir o cargo e precisa ser valorizada pela gestão municipal. “Agentes de portaria, seja do setor público ou privado, merecem a valorização salarial pelo importante papel que assumem e desempenham em suas atividades profissionais”, diz o vereador.
Marquinhos do N4 esclarece ainda, que os proventos dos agentes de portaria, no âmbito municipal, giram em torno de R$ 1,8 mil e a gestão de Petrolina paga, apenas, R$ 1,4 mil e pede a equiparação salarial.
Por conta da falta de atenção à categoria, muitos profissionais ameaçam pedir distrato do município, o que pode ocasionar uma debandada, fato que põe em risco a segurança nas escolas de Petrolina.
Mônia Ramos -Jornalista
Ascom