A Região Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco – Pernambuco e Bahia (Crie PE/BA) terá um reforço no atendimento pediátrico com a entrega da maternidade referência para gestação de alto risco. A previsão é que as obras sejam finalizadas em julho. O anúncio foi feito pelo subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, durante a primeira reunião de 2024 da Comissão de Co-gestão da região, realizada nesta segunda-feira (22), em Petrolina (PE).
As obras da unidade, que fará parte do complexo do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), estão com aproximadamente 35% das intervenções já concluídas. Serão ao todo 178 leitos, dentre eles, 10 leitos de UTI Pediátrica e 10 UTI Neonatal, 10 de Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco) e cinco de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca). Estão sendo investidos pelo Governo da Bahia, somente na parte física, cerca de R$ 52 milhões.
O anúncio feito por Paulo Barbosa foi durante a discussão da pauta sobre leitos de UTI Neonatal e Pediátrico da rede de atenção maternoinfantil. “Precisamos avançar ainda mais na rede da Bahia. Temos feito esforço. Abrimos leitos em Senhor do Bomfim e iremos abrir em Paulo Afonso. De forma maia imediata, estamos verificando a possibilidade de contratar leitos em unidades privadas ou filantrópicas”, afirmou o subsecretário.
Outro ponto de pauta da reunião foi a proposta de referência para urgência oftalmológica. A secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, destacou que os estados de Pernambuco e da Bahia tem trabalhado conjuntamente para que haja serviços de referência para atender os municípios que compõem a Crie PE/BA. Também foram pautas no encontro a situação do atendimento de ortopedia; perspectivas de retorno de referência em neurologia no Hospital Universitário da Univasf; e reformulação do regime da Crie. A reunião teve participação de Gestores de saúde dos estados da Bahia e de Pernambuco e dos municípios que compõem a regional.
A Crie é uma instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre os entes federativos das esferas de governo envolvidas, que se constitui em um espaço de decisão por meio da identificação e da definição de prioridades. Também é fruto da organização da Rede Interestadual a implantação do dispositivo de regulação, denominado Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), sendo a primeira experiência do Brasil.
Com informações da Ascom/Sesab