Médico do HRJ alerta sobre riscos de contágio de DST’s durante o carnaval

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Durante as festas de carnaval o risco de contágio com doenças sexualmente transmissíveis (DST’S) aumenta. Aproveitando o contexto da folia de momo antecipada de Juazeiro (BA), o médico infectologista do Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP), Washington Dantas, fala sobre as principais doenças e que cuidados podem ser tomados pelos foliões.

A primeira dica do médico é sobre o uso da camisinha. “Brinquem em paz, namorem a vontade, mas se for fazer sexo, devem usar camisinha em todas as relações sexuais, inclusive, durante as ‘preliminares’’”, fala.

Dantas também revela que há um aumento de contágio de DST’s durante o carnaval por que os foliões não se previnem e não se conscientizam sobre os riscos. “As pessoas ainda julgam os parceiros sexuais pela aparência física, mas DST não tem cara, nem cor, nem crença religiosa. Além disso, o consumo de drogas recreativas aumenta neste período, tornando a relação sexual desprotegida mais frequente. A única forma de prevenção das DST ainda é o uso da camisinha, seja masculina ou feminina”, aponta o infectologista.

As doenças mais comuns são Sífilis, Gonorreia, Herpes Genital, Hepatite B, infecções por HPV (as famosas verrugas) e o HIV. “Se uma pessoa desconfiar que contraiu alguma delas, deve procurar, inicialmente, a Unidade Básica de Saúde (UBS). Apenas os casos mais graves, são referenciados ao HRJ, em especial, os portadores de HIV”, aconselha o médico.

“Os testes rápidos de rotina são disponibilizados pela Secretaria de Saúde no Centro de Saúde 3, na orla de Juazeiro no bairro Angari. É de graça e funciona de segunda a sexta”, finaliza o médico Washington Dantas.

ASCOM HRJ

 

Blog do Banana

 

 

Related Posts

Deixe um comentário