Na última quarta-feira, dia 02 de dezembro, profissionais de medicina da rede de Atenção Básica de Petrolina, Juazeiro e Paulo Afonso participaram de mais uma etapa do Curso de Especialização em Preceptoria de Residências Médicas oferecido a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês.
O curso tem como objetivo qualificar preceptores para melhor formação do profissionais de medicina que já atuam, ou passarão a atuar na rede de saúde destes municípios.
Petrolina conta hoje com um dos maiores programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade do país e a perspectiva é de ampliação, ao longo dos próximos anos, para as cidades de Juazeiro e Paulo Afonso, ambas na Bahia.
Para o Coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) da Univasf, o Professor Aristóteles Cardona Júnior, o curso é de fundamental importância. “Este curso, que é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês, conta com forte apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina e da Univasf. A tendência é que os resultados comecem a aparecer em pouco tempo, com a qualificação cada vez maior da formação dos futuros profissionais que atuam na Atenção Básica destes municípios”, disse ele.
Para o Residente em MFC da Univasf, Flávio Arcângelis, “esta é uma oportunidade única de aprofundar os nossos conhecimentos em preceptoria, pois além de atender bem a população do município, temos compromisso com a formação dos futuros profissionais de medicina que irão trabalhar na região”.
O Curso acontece com etapas mensais e deverá ter continuidade por todo o ano de 2016.
Residência de Medicina de Família e Comunidade
Hoje o Programa de Residência Médica em MFC da Univasf acontece a partir de uma importante parceira com o município de Petrolina e está entre os principais programas de Residência do país. Espera-se para o mês de dezembro o lançamento do edital para os profissionais que desejam ingressar no Programa no ano de 2016.
A novidade deste ano pode ser o lançamento de vagas também para o município de Paulo Afonso, na Bahia.
Mais informações devem ser acompanhadas pelo site da Univasf (www.univasf.edu.br) ou pelo email coreme@univasf.edu.br