Entre os dias 31 de maio a 4 de junho deste ano, os médicos oncologistas do Centro de Oncologia Dr. Muccini (CEONCO) da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI), Gray Portela e Danilo Lima participaram do Congresso da American Society of Clinical Oncology (ASCO), que reuniu mais de 30 mil médicos em Chicago nos Estados Unidos.
Durante o evento foram apresentadas e discutidas as inovações para o tratamento dos cânceres de melanoma (tipo mais agressivo de câncer de pele), mama, colo de útero, ovário, rim, fígado e pulmão. Para o diretor do CEONCO, o médico Gray Portela a participação em eventos como esse, onde médicos, pesquisadores e especialistas do mundo inteiro se reúnem para apresentar a eficácia de novos medicamentos e formas de tratamento, como também o aprofundamento em pesquisas sobre algumas neoplasias, é importante visto que “todo o conhecimento adquirido durante o congresso será investido no melhor atendimento aos nossos mais de dois mil pacientes oncológicos do Centro de Oncologia em Petrolina”, afirma o diretor.
Números em Petrolina
Em 2013 foram realizados pelo CEONCO da APAMI mais de 13.200 tratamentos oncológicos, cerca de 5,1% a mais se comparado a 2012. Destaque também para a quantidade de consultas médicas para pacientes oncológicos que em 2012 foram 18 mil e em 2013 o dígito subiu para quase 24 mil, um número elevado que provocou a ampliação, no ano passado, das alas do Centro de Oncologia nas instalações da antiga policlínica Dr. Izaías. De janeiro a abril deste ano, já foram diagnosticados 173 novos pacientes, além dos mais de 2 mil atendidos mensalmente pela instituição.
ASCOM/APAMI
Blog do Banana