Os médicos do Hospital Universitário do Vale do São Francisco em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, decidiram pela suspensão temporária da greve que seria iniciada na manhã desta sexta-feira (24). O motivo foi a garantia dada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco de pagamento dos salários atrasados desde dezembro de 2013.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros, a Univasf enviou um ofício afirmando que o dinheiro para pagamento da folha dos médicos foi repassada na quinta (23) pelo Governo Federal ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Mas o valor só deverá estar disponível na próxima terça-feira (28), por causa dos prazos de compensação bancários.
O Ministério Público Federal enviou um documento ao Simepe solicitando que os médicos aguardassem pelo menos até a próxima terça para iniciar a greve, a depender da compensação bancária e ressaltou que o MPF vai instaurar um procedimento administrativo para investigar o repasse mensal dos recursos à Univasf para pagamento de funcionários e custeio da unidade de saúde.
“Não vimos porque não acatar a sugestão do Ministério Público Federal, já que um processo vai ser instaurado e estes atrasos têm que acabar. O pagamento precisa ser feito com regularidade”, afirmou o diretor do Simepe. Tadeu Calheiros ressaltou que caso o salário não seja pago na terça-feira, os médicos realizarão uma assembleia para definir a possibilidade de greve imediata.
Fonte: G1 Petrolina
Blog do Banana