Na última semana (01), médicos e enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) passaram por uma atualização sobre o Diagnóstico e Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), baseado na simulação de casos clínicos.
O curso – ofertado pela companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim, através de uma parceria entre o governo do estado, laboratório, a empresa @atualize Paciente 360 e a UPAE – foi ministrado pela Dra. Polliana Roriz, especialista em estimulação cardíaca artificial pelo Instituto do Coração e coordenadora da Rede de Infarto do Sistema Público de Salvador – BA.
Na abordagem, discussões sobre o diagnóstico e condutas terapêuticas. “Foi um momento extremamente positivo, de muita troca e grande aprendizado. Com certeza, os nossos profissionais saem desta experiência com muito mais bagagem”, pontuou na ocasião a coordenadora médica da UPAE, Bruna Spíndola.
Para a facilitadora, a capacitação possibilita uma atualização periódica com relação ao tema, já que acontece anualmente na Unidade. “Informação salva vidas. Diante da confirmação de um ataque cardíaco, a equipe tem que agir rápido, de preferência antes da primeira meia hora”, frisou Polliana.
“A UPAE dispõe de medicações trombolíticas capazes de dissolver o trombo, evitando que o paciente venha a falecer ou agravar, caso não consiga um cateterismo de urgência. E não basta o serviço de saúde dispor da droga, a equipe de saúde tem que saber como e em que circunstâncias utilizar. Por isso, a importância dos treinamentos”, complementa a médica.
Apesar de a UPA 24h de Petrolina ter perfil apenas clínico, muitos dos pacientes cardíacos em crise acabam chegando à Unidade, que é porta aberta. “Dessa forma, nossa equipe deve estar preparada para oferecer os primeiros cuidados ao paciente”, garante a coordenadora médica Bruna Spíndola.
(Jean Brito).