Origem de Coelho é Petrolina, tendo como pai “Quelê” que se consolidou como empresário e educou os filhos em várias capitais porque aqui só existia Ginásio. Petrolina era passagem de Juazeiro onde milhares de migrantes atravessavam o Rio para nos Navios Gaiola irem buscar emprego em São Paulo. “Quelê”, indignado com todo aquele êxodo e miséria, mesmo tendo aqui o Rio São Francisco cheio de riquezas, trouxe Nilo para ser político.
Nilo como Governador, implantou a irrigação com o apoio do então Presidente do Banco Mundial – McNamara, que visitou Petrolina a seu convite, e daí em diante, passamos a ser
Barreira para crescimento gerando empregos e renda.
Quando fui Prefeito, existia Ginásio, e apaixonado por educação, não medi esforços para implantar o primeiro Curso de Nível Superior no interior de Pernambuco – Administração de Empresas, atual FACAPE com 8 cursos, beneficiando uma gama imensa de jovens da Região do Vale do São Francisco.
Assim cresceu Petrolina com educação, e crescemos todos!
Osvaldo Coelho – Deputado Federal por 8 mandatos, conseguiu após uma luta árdua, aqui implantar a UNIVASF – UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, portanto, uma Universidade específica para o Vale do São Francisco, atualmente com 20 cursos, entre eles Engenharia e Medicina, cujo processo seletivo era o tradicional Vestibular.
De repente, surge uma idéia absurda e incoerente do Ministério da Educação, de incorporar o ENEM às Universidades interiorizadas. Um absurdo! Como rápido exemplo, em 2012 de 100 vagas para Medicina na UNIVASF, apenas foram 22 preenchidas por jovens do Vale.
Inconformado com tamanho prejuízo para nossos jovens, não tenho cansado de batalhar junto a Presidente Dilma, Ministros e Políticos com mandatos, buscando acabar com o ENEM para o interior do País.
E agora, lendo os diversos artigos sobre a importação de Médicos, reafirmo minha convicção que devemos mesmo, mais que nunca, é interiorizar o ensino, e capacitar os jovens onde eles residem. Com isso, não tenho dúvidas, não iriam faltar Médicos no interior para suprir as deficiências locais de Saúde, ou seja, importar Médicos, não!
Assim, entendo que não só a UNIVASF como outras Universidades que foram interiorizadas, devem sim, ser bonificadas com o tradicional Vestibular.
GERALDO COELHO.
Político em Petrolina – Vereador, Prefeito, e Deputado Estadual por 24 anos.
Blog do Banana
7 comentários
Parabenizo o Dr. Geraldo Coelho pela sua posição, a qual sou integralmente a favor. Lembrando ainda que, as faculdades pagas no país, a FACAPE é uma das mais baratas e está em Petrolina graças aos esforços da família Coelho. Obrigado por tudo!
nascida e criada nesta terra dos impossiveis,nunca pude se quer ter um emprego digno,e um estudo melhor por condições financeiras ,mas ,graças a DEUS crio meus filhos na medida que posso:minha filha tem curso superior hoje,foi formada em uma Faculdade particular chamada UNIESB,ele se formou em Adiministração de Empresas,pois sendo mais barata a mensalidade do que na FACAP,o do meio é funcionário Público com os méritos dele,que tambem fez segundo grau no SESI,e o mais novo ha 01 ano concluiu o 2º grau do ensino médio, e tambem esta emigrando para a UNIESB,por eu não ter condições de uma faculdade FACAP,então esta Faculdade Srº Deputado Geraldo Coelho nunca pode formar um filho meu por não ter condições financeira de pagar. Os estudantes que ai estão,fazem da tripas coração para poder fazer uma Faculdade.A questão é que COELHO em petrolina começou com um grande homem que tive o prazer de ainda conhecer quando pré adolecente o então inesquecivel o Senador NILO COELHO,pelo o qual tenho uma admiração,pois se fosse espirita, eu diria que o seu sobrinho FERNANDO BEZERRA COELHO,seria pura encarnação de NILO COELHO,porque nesta terra chamada Petrolina só conheci dois politicos que tem carisma,respeito e AMOR pelo o povo e pela Petrolina em que vivemos, pois vivo aqui envergonhada com a praga de prefeito que voces elegeram para destruir uma histório tão linda que seu Pai e o seu irmão e seu sobrinho, assim construiu,mas em relação ao senhor e a Drº Osvaldo eu sinceramente, eu tenho vergonha de dizer sou petrolinense.
Carissimo Sr. Geraldo, cumprimento-o pela sua postura a favor de sua terra e região. Não é de hoje que ouço falar na obstinação de sua familia pela cidade que muito contribuiram e dedicaram o melhor de suas vidas… não é de hoje que tenho associado o nome de sua cidade ao de sua familia pelo muito que investiram principalmente em educação da qual o senhor se manifesta aqui de froma elegante um “apaixonado”… assim como, onde quer que eu vá nos 4 cantos do Estado por força do meu trabalho, ouço os maiores e melhores elogios à saga de visão e determinação de sua familia para fazer de Petrolina um lugar de destaque, e agora lendo esse texto foi possivel entender melhor o que salta aos olhos de todos que enxergam bem…!!!
Ai final ele se identifica como polico e descreve quase 50 anos na politica, então eu deixo a seguinte pergunta:
Como Deputado Estadual e sempre estando na base dos governadores que esteve no poder, ele nunca fez nada para melhorar fisicamente as escolas estaduais e principalmente capacitar os professores, agora ele vem falar em INTERIORIZAÇÃO a população de Petrolina, não quer caridade e sim uma educação melhor, para poder concorrer com igualdade, se os de foras são mais bem preparados do que os filhos de petrolina, so temos que AGRADECER ao senhor e ao doutor Osvaldo Coelho
Brincadeira comparar a grade de ensino da UNIVASF, mesmo que para poucos com uma Faculdade que é feita para poucos. Só abastados e apadrinhados puderam concluir seus cursos na FACAPE. Hoje, todos nós, com empenho, podemos entrar na UNIVASF e em tantas outras UNIVERSIDADES FEDERAIS AO LONGO DO PAÍS.
Acredito ser demagogia ou muita hipocrisia do Dr. Geraldo Coelho acreditar que Petrolina vive ainda à época dos Coronéis, mesmo reconhecendo todo o trabalho dos Coelho por esta cidade maravilhosa em que nasci e em que vivo. No entanto, as portas se abrem, agora, para todos nós, não para os filhos e apadrinhados políticos da honrosa família Coelho.
Todos que estudam comigo o Curso de Administração, com pouquíssimas exceções, têm como origem cidades que não sejam do Vale do São Francisco como sugere o próprio nome da UNIVERSIDADE.
Se hoje temos amigos em casas de estudantes em Capitais, também é fruto do ENEM, do esforço do Governo Federal para tornar a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR, e toda essa balela de CRIAR VESTIBULAR PARA UNIVERSIDADE é porque muitos dos que se formaram na FACAPE são donos de cursinhos na cidade; alunos de escola particulares, portanto abastados, teriam muito mais chances e com isso manteríamos o padrão que sempre vossa família gostou, de baixarmos a cabeça e dizermos: AMÉM, DOUTOR!
Corrigindo; Todos que estudam comigo o Curso de Administração, com pouquíssimas exceções, “têm como origem cidades que sejam do Vale do São Francisco” como sugere o próprio nome da UNIVERSIDADE.
FACAPE , não conta, nobre Geraldo, pois lá é só para ricos. Quem é o pobre diabo que pode pagar 500,00 ou 600, para estudar em uma institituição s a maioria só ganha um mísero salario minimo?