Meirelles: é hora de fazer reformas impopulares

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

images-cms-image-000466613No artigo Mais motivos para agir, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles avalia que o governo deve colocar em marcha uma agenda de reformas estruturais na economia brasileira, mesmo que elas sejam impopulares.

“O Brasil enfrentou a crise de 2008 com a economia crescendo, uma situação fiscal sólida e o emprego e o resultado das empresas em expansão. Hoje o desemprego cresce, o resultado das empresas se deteriora, temos mais recessão à frente e enorme incerteza sobre a capacidade do governo de tomar medidas fiscais que, de fato, restaurem confiança e, a partir daí, investimentos, consumo e crescimento”, diz ele.

Hoje, no entanto, o quadro é mais complexo – e as condições brasileiras também se deterioraram. “A conjuntura global, portanto, deve ser mais uma razão, se necessário fosse, para o Brasil arrumar a casa e realizar reformas que restaurem a competitividade, como a trabalhista, a tributária e a da previdência. Mesmo que elas sejam difíceis e impopulares.” (Brasil 247)

Related Posts

Deixe um comentário