A escola que tem a nota 8 no Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a maior do Brasil, merecia um prédio à altura. E foi assim que nesse domingo, 8, no Dia Internacional da Mulher, que a Escola Municipal Presidente Costa e Silva, localizada na comunidade de Murici Novo, na zona rural de Cabrobó (Sertão do São Francisco), recebeu uma nova estrutura do prefeito Marcílio Cavalcanti.
A obra é fruto do trabalho de toda a equipe da secretaria de Educação do município, e teve sua obra concluía para fazer jus ao Ideb conquistado pela escola que fica 30 Km distante da sede de Cabrobó.
A performance da Escola Presidente Costa e Silva mostra que ela não deve nada a nenhuma escola localizada na sede do município, pelo contrário, a unidade se tornou exemplo para toda a gerência regional de Educação do São Francisco.
O prefeito lembrou em seu discurso que foi foi em busca dos recursos que estavam travados em Brasilia desde 2015. A obra tinha sido iniciada pelo ex-prefeito Auricélio Torres que não teve tempo suficiente para desbloquear os mais de R$ 5 milhões do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) destinados à melhoria da educação cabroboense.
“Eu acho um crime qualquer gestor não terminar uma obra iniciada. Sentei com a equipe, fui buscar recursos e tive ajuda do ex-ministro da Educação, Mendonça Filho que foi um amigo de Cabrobó. Pedi para ele destravar os recursos para as obras das escolas de Cabrobó. Digo a Auricélio, vou terminar todas, porque tenho fé em Deus. Foi inaugura 40 ruas ainda de Auricélio e conto com a ajuda do deputado federal Fernando Monteiro. É com empenho das pessoas que a gente consegue”, disse Marcílio que mandou um recado.
“Aqui a gente vai marchar unido. Não tenho vaidade de ser prefeito de novo não. Quero é servir a minha terra e viver bem aqui”, acrescentou o prefeito cabroboense. O prefeito aproveitou a presença do deputado estadual Lucas Ramos, PSB, para cobrar a conclusão da Escola de Referência Evandro Ferreira e a Escola Técnica Estadual de Cabrobó, ambas conveniadas com o governo estadual. Lucas disse que os processos estão prontos para a retomadas das obras das duas unidades.
“O governo já chamou a empresa e o dinheiro está na conta para a gnte concluir a ETE de Cabrobó e a Escola Municipal de tempo integral municipal. E vamos cobrar o governador Paulo Câmara e o secretário Fred Amâncio para concluir essa escola e preparar melhor nosso aluno cabroboense”, ressaltou o deputado.
Lucas fez questão de elogiar o compromisso do governo de Marcílio Cavalcanti com a educação, exemplo único no estado, como é também a política do governo municipal para a segurança pública.
“Duas escolas em um ano, seis escolas em três anos de governo, só tem aqui em Cabrobó. A cidade tem também o plano mais ousado de segurança pública com toda a sua iluminação em LED, fazendo com que o número de assassinados fosse zero na cidade, mas isso é só aqui em Cabrobó”, constatou Lucas.
“Cabrobó é terra de gente arretada, de gente guerreira, terra também de Bárbara de Alencar que lutou por igualdade já no século 17 e essa luta, inspirou a Revolução Pernambucana. Essa mesma coragem e determinação, estão aqui hoje, reunidos, mostrando pra vocês que através da educação a gente transforma vidas. Não tem arma melhor que não seja assim, oferecendo a essas alunos e á comunidade, de se tornarem verdadeiros cidadãos”.
“VENHA APRENDER FAZER EDUCAÇÃO AQUI, PREFEITO MIGUEL COELHO”
Lucas aproveitou para comparar a educação em Cabrobó com a de Petrolina, maior cidade do sertão do estado, na qual ele é pré-candidato a prefeito. E alfinetou a gestão do prefeito Miguel Coelho na educação que segundo Lucas Ramos, piorou, mesmo com bem mais recursos para investir numa melhor educação para o povo petrolinense.
“Marcílio tem feito a parte dele enquanto prefeito, concluindo obras iniciadas por Auricélio, lá atrás. Precisou que tivesse esses dois grandes homens para mostrar que força política é isso. Não tem resposta melhor para essa oposição irresponsável de Cabrobó. Trouxemos seis escolas, creches, dando um salta de qualidade na educação. Somos referência na regional de educação, a gente pode dar aula com esse crescimento do Ideb que vai levar Cabrobó a ser a melhor educação do Sertão do São Francisco. E, olha só, Petrolina com R$ 1 bilhão de receita corrente líquida, piorou a educação. A resposta que a gente pode dá é essa, ensinando o prefeito Miguel Coelho a fazer educação. Vem aprender, prefeito. É assim que a gente faz, inaugurando escolas e fazendo o que precisa ser feito”, declarou o deputado Lucas Ramos.
O ex-prefeito Auricélio parabenizou o prefeito Marcílio por ter dado continuidade às obras iniciadas e que e não puderam ser concluídas por ele. “O prefeito Marcílio está de parabéns, são projetos que procuramos adquiri junto ao FNDE, as escolas, quadras e Marcílio deu continuidade a tudo isso. Essa é a verdadeira política que faz a grandeza do nosso município”, disse Dr. Auricélio.
COMUNIDADE
Seu João Pedro de Souza, ex-vereador de Cabrobó e liderança na comunidade de Murici Novo, refletiu sobre a importância da nova estrutura para a Escola Presidente Costa e Silva. “Uma escola dessa só existia na cidade e agora a gente tem e todo muito vai usufruir dessa escola para educar seus filhos. O prefeito está valorizando todas as escolas da região, ajudando a transportar os alunos que serão beneficiados aqui”, enfatizou seu João.
Maria Tatiane, professora, lembrou da grande vitória dos moradores da escola com a nova estrutura. “Meu pai estudou aqui, eu estuei e agora meu filho faz parte desta história. Mesmo no outro prédio que não era tão adequado, mas a educação nunca deixou de ser prioridade aqui. Tenho 32 anos e a gente esperava esse prédio, Pra gente isso aqui é um orgulho, tudo pronto, tudo bonito, então vamos preservar, porque o nosso futuro vem da educação”, disse a moradora.
A secretária de Educação Wilkislaine Carvalho Lima lembrou que a pasta educação foi sempre priorizada pelo prefeito Marcílio Educação. “Conseguimos as obras das escolas, a melhoria do transporte escolar, os fardamentos que foram adquiridos com recursos próprios, tem dialogando com o sindicato dos professores e nessa conversa saiu o reajuste de 10% para nosso professores, sem falar que o prefeito Marcílio dobrou o valor dos salários dos contratados”, constatou a secretária.
A gestora Maria do Socorro Souza, chegou a se emocionar e citou a ex-secretária Lorena Sampaio que deixou a educação de Cabrobó para assumir uma missão na educação estadual, por ser uma guerreira na concretização da nova estrutura.
“Obrigada prefeito Marcílio, obrigada Lorena e sei que a secretária Kila vai dar continuidade a esse trabalho que só nos orgulha”, detalhou.
Ainda falaram os vereadores Jorge Cavalcanti, líder do governo na Câmara Municipal; João Pedro Novaes, Pretinha Truká; a própria Lorena, registrando a felicidade de ser parte da realização do sonho do povo de Murici Novo; e o delegada Galego de Nanai que hoje atua em Santa Maria da Boa Vista, mas integra o Conselho Municipal de Segurança Pública de Cabrobó, idealizado por ele. Também fizeram uso da palavra, os secretários de Agricultura, Glênio Rodrigues e Paulo Gonçalves, da Assistência Social.
A solenidade teve ainda homenagens dos estudantes ao prefeito e toda a equipe de governo, pela realização de ter uma nova estrutura dotada de muitos benefícios para um aprendizado ainda melhor na Escola Municipal Presidente Costa e Silva. (Por Cinara Marques)