Os dez membros que integram o programa das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s) em Petrolina, sertão do estado, farão uma visita técnica ao meliponário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), situada às margens da BR 428. A iniciativa acontece na próxima segunda (11), a partir das 8h. A proposta é que haja uma integração e troca de conhecimentos entre os pesquisadores do órgão federal, técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) que acompanham o desenvolvimento das UCCA´s e os produtores rurais.
Em 2015, os produtores inscritos no programa serão estimulados a potencializarem a criação de abelhas nativas, como Mandaçaia, Manduri e Cupira. Além de estarem contribuindo para a proliferação das espécies- que correm riscos de extinção- os membros do programa de Conservação da Caatinga também poderão obter uma fonte extra de renda: das abelhas podem surgir diversos derivados, a exemplo do mel, geleias, sem contar na venda de enxames para recria e aluguel de colmeias para polinização.
A visita técnica faz parte de um calendário mensal de palestras e cursos que os membros das UCCA´s devem participar, como condição de permanência no programa Municipal de Proteção à Caatinga. Nos próximos meses serão debatidos temas como “Sistemática do manejo florestal sustentável da Caatinga”; “Produção, coleta de sementes, armazenagem, plantio e replantio de mudas da Caatinga”; Capacitação para captação e reaproveitamento de água”; “Capacitação em compostagem”; “Criação de outros meios econômicos e sustentáveis para a Caatinga”; dentre outros. O objetivo é fazer com que os produtores rurais troquem experiências, adquiram conhecimentos, possam incrementar suas atividades sempre tendo como foco a preservação e conservação do bioma Caatinga.
Criado através da Lei Municipal 2575/ 2013, o Programa de Proteção à Caatinga é coordenado pela AMMA e acompanhado de perto pelo Conselho Municipal da Caatinga (COMUCA). Os produtores rurais que fazem parte das Unidades de Conservação recebem uma remuneração mensal para auxiliarem na preservação do Bioma.
Abelhas nativas- Nas áreas das UCCA`s, as abelhas a serem adquiridas deverão vir de áreas de desmatamento legal, com a devida autorização de órgãos competentes. A criação de abelhas sem ferrão tem um manejo mais simples e possibilita com que o produtor possa agregar produtos em termos de beneficiamento, melhorando assim sua renda. Uma das vantagens para o produtor rural ao criar abelhas nativas diz respeito ao manejo: não é preciso que haja a utilização efetiva de equipamentos de segurança.
ASCOM AMMA
Blog do Banana