Mesa de discussão sobre ‘O Negro na Mídia’ do I Festival AfroColetividade acontecerá na Facape

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem2A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) foi escolhida para sediar a mesa de discussão ‘O Negro na Mídia’, que abrirá o I Festival AfroColetividade, no dia 10 de novembro. O festival vai até 29 de novembro e faz parte das comemorações do mês da Consciência Negra.

A mesa acontecerá no auditório principal da autarquia, a partir das 19h, e terá como convidado o coordenador da Revista Contexto, Jota Menezes; a representante da Revista Quilombo, Ivana Senna; o fotógrafo do projeto Negra Cor, Rubens Henrique; a jornalista e radialista, Ângela Santana e será mediada pela professora do curso de Serviço Social da Facape, Andrea Silva. Além da mesa, apresentações culturais do grupo de dança Ori Beni e do grupo de Capoeira Muzenza, marcarão a abertura do Festival.

O Festival tem o objetivo de estimular os valores da identidade negra e da cultura africana, através de seminários, oficinas socioeducativas e culturais, A professora Andrea Silva ressaltou a importância da Facape e outras Instituições de Ensino Superior (IES) receberem as ações do festival e lembrou que os debates precisam ser tratados por toda nossa vida, para que haja mais respeito entre as pessoas.

“Realizar esses debates é muito importante, pois temos ciência da existência do preconceito e de todo processo de negação de direitos vivenciado pelas pessoas negras”, explicou.

O I Festival Afrocoletividade é uma iniciativa da Marcha das Mulheres Negras e da Fundação AfroUmoja, em parceria com as instituições Facape, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade de Pernambuco (UPE), Governo do Estado de Pernambuco, Movimentos Antirracistas do Vale (MAV), Associação LGBT do vale, Rede Estadual de Mulheres Negras, Associação das Mulheres Rendeiras, Prefeitura Municipal de Petrolina/Secretaria da Juventude e movimentos sócias.

#FacapeContraaIntolerância

A Facape, através do projeto ‘Facape Contra a Intolerância’, vem dando espaços para debates, intervenções e estudos que promovem e ampliam as discussões sobre as temáticas envolvendo atos de opressão vivenciados no ambiente acadêmico.

“O projeto vem contribuindo principalmente na articulação com os movimentos que lutam pelo fim do preconceito em diversas questões. Já tivemos atividades em relação ao combate ao machismo, lgbttfobia, violência a pessoa idosa e agora em combate ao racismo”, concluiu Andrea Silva.

Ascom Facape

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário