Mídia corporativa que operou a Lava Jato perdeu 68% dos leitores em seis anos

Por Ricardo Banana
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“Em 2021, a tiragem dos seis maiores jornais do país desabou. Caiu 68% em relação a 2014. O crescimento digital foi pífio”, escreve Márcio Chaer, do Conjur

Márcio Chaer, Conjur – Em 2014, a imprensa brasileira deslumbrou-se com uma grande reportagem: um grupo de paladinos da justiça surgiu em Curitiba com a promessa de acabar com a corrupção no Brasil. Sete anos depois, o país descobriu-se vítima de um engodo. O saldo da batalha: o país elegeu uma geração de políticos despreparados e perdeu, pelo menos, R$ 326 bilhões com a farsa. Mas nem todos os brasileiros perderam. Alguns ganharam um bom dinheiro.

O grande motor da máquina foi a imprensa. Enfeitou a narrativa com apelidos publicitários, as “operações”. Em vez de número, o processo ganhou nome de novela, com capítulos chamados de “fases”. Espertamente, para esmaecer as suas digitais, o coletivo de procuradores ocultou-se sob o nome fantasia de “força tarefa”. O dicionário penal foi todo reescrito para inflamar a torcida e instilar ódio contra os acusados. Todo dinheiro era “propina”, todo grupo, “quadrilha”, todo mundo, “bandido”.

(Brasil 247).

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