Miguel Coelho e Bernardo Maniçoba foram reeleitos prefeitos com apenas 30 anos de idade

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Os prefeitos de Petrolina e Itacuruba, Miguel Coelho e Bernardo Maniçoba, respectivamente, foram eleitos os mais jovens prefeitos dentre os 20 do Sertão de Pernambuco. Miguel vai para o segundo mandato de prefeito do maior colégio eleitoral do Sertão com apenas 30 anos, o mesmo é seis meses mais novo que Bernardo Maniçoba que foi reeleito com a mesma idade para comandar o menor colégio eleitoral. Os dois jovens prefeitos reeleitos em 15 de novembro, são da mesma sigla partidária, o MDB de Fernando Bezerra Coelho.

Outro fato semelhante foi entre a prefeita eleita de Floresta e o prefeito eleito de Salgueiro, filiados ao PSB do governador Paulo Câmara e vão para o terceiro mandato de prefeito em seus respectivos municípios. Os dois foram eleitos para o primeiro mandato em 2008 e reeleitos em 2012, nenhum dos dois conseguiram fazer o sucessor e ambos têm a mesma idade, 62 anos.

Outro prefeito que vai assumir o terceiro mandato em sua cidade é Nininho em Parnamirim, o mesmo é do PSB e não perde a 5 eleições seguidas.

Entre os prefeitos eleitos em 15 de novembro de 2020 para administrar municípios que integram o Conrio a partir de 1º de janeiro de 2021, Galego de Nanai (AVANTE) do município de Cabrobó é o mais jovem, com apenas 31 anos. Já o prefeito reeleito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro (MDB) é o mais velho com 58 anos de idade. Na região do Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco, apenas George Gueber (PT) em Orocó e Cappellaro (MDB) em Lagoa Grande foram reeleitos.

Mais dois prefeitos foram eleitos em situações diferentes para o terceiro mandato em seus municípios, Gustavo Caribé (MDB) em Belém do São Francisco e Ricardo Ramos (PSDB) em Ouricuri. Gustavo foi eleito em 2008 e reeleito em 2012, Ricardo Ramos foi eleito em 2008 perdeu a reeleição em 2012 e voltou a ser eleito em 2016, nas eleições de 2020 venceu com uma diferença de apenas 56 votos para seu principal adversário e se tornou o primeiro prefeito reeleito da história política do município sertanejo.

Eleitores de 5 municípios dos 20 pesquisados optaram por mulheres para comandar as administrações de suas cidades, sendo que duas foram reeleitas e uma retorna a prefeitura e a outra a mais jovem de todas vai administrar Serra Talhada. Aline Freire com 44 anos foi reeleita prefeita de Terra Nova, Josimara Cavalcanti com 47 anos foi reeleita prefeita de Dormentes, Rorró Maniçoba retorna ao comando administrativo de Floresta e Márcia Conrado, com apenas 35 anos foi eleita prefeita da capital do Xaxado. (Didi Galvão)

Related Posts