Equipe do Blog do Banana marca presença e entrevista ministro, governador da Bahia e outras autoridades
Ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, defende política de apoio as rádios comunitárias e TVs públicas, educativas e comunitárias durante abertura do Seminário “Os desafios da Comunicação numa era da desinformação e ataques à Democracia, que aconteceu na noite de ontem (1º) no Auditório do Centro de Operações Integradas – COI da SSP, Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O evento acontece, também, nesta sexta (02).
A equipe do Blog do Banana marca presença no evento onde participam profissionais da imprensa, gestores da área de comunicação e autoridades para discutir as ameaças à democracia, o combate à desinformação, a regulação das plataformas e a comunicação pública. Organizado pelo Centro de Estudos Barão de Itararé, o evento foi aberto pelo governador Jerônimo Rodrigues que, na ocasião, assinou acordo de cooperação entre que expande o sinal da TV Educativa do Estado (TVE) e da TV Educa Bahia, garantindo o acesso às emissoras públicas nos Territórios de Identidade baianos.
Jerônimo pontuou que o Brasil atravessa uma difícil era no que diz respeito à comunicação. “Existem muitos canais, muitos blogs, muitas TVs e mídias que tratam os temas com muita responsabilidade. Mas, existem outras que acabam atrapalhando a comunicação e criando um ambiente de desconfiança e de desinformação. O seminário é um espaço para que a gente possa estimular o debate, a regulamentação do uso das mídias que será tratado âmbito do Congresso Federal”, afirmou o governador.
Paulo Pimenta destacou a Conjuntura e Luta de Ideias na Sociedade. “O objetivo deste momento é profundar o debate sobre essa necessidade de ter ideias diferenciadas daquelas impostas pela mídia tradicional, que acabam ocupando, praticamente, todos os espaços. O governo do presidente Lula quer ouvir a população, por isso, ele estimula todos os ministros a viajarem pelo Brasil, para fortalecer todos os canais que possam ajudar nesse diálogo com o povo brasileiro”, concluiu.
Durante os discursos de abertura foi mencionado o Projeto de Lei sobre Fake News (PL 2630) na Câmara Federal que abre diálogo sobre Redes digitais, fake news e a regulação das plataformas. O Ministro deixou claro, durante o evento, que quer celeridade na tramitação do processo de autorização das rádios comunitárias.