O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (foto), disse nesta sexta-feira (6) que não está no radar do governo qualquer tipo de mudança na bandeira tarifária da conta de luz nos próximos mesmo. O chefe da pasta descartou o reajuste mesmo depois da ativação de usinas termelétricas para garantir o suprimento de energia.
“Realmente, foi acionado a térmica, mas eu posso, aqui, afirmar para o consumidor brasileiro [que] nós não teremos mudança de bandeira”, disse Silveira em entrevista à Rádio Itatiaia.
Nesta semana, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou o governo a acionar duas usinas termelétricas para garantir o fornecimento de energia em Rondônia e no Acre. A região Norte do país enfrenta uma das piores secas dos últimos anos. A medida será adotada por causa da forte seca que atinge a região Norte do país.
As usinas termelétricas geram energia por meio da queima de combustíveis, como o óleo e o gás natural. A operação é mais cara do que a de uma usina hidrelétrica, por exemplo.