Reforçando o compromisso com o desenvolvimento regional, a Codevasf inaugurou nesta quinta-feira (11), o Abatedouro de Caprinos e Ovinos, com a presença do Ministro Waldez Góes e uma comitiva de políticos envolvidos na implantação do equipamento que promete mudar o cenário econômico de Dormentes.
De acordo com o Ministro o abatedouro vai valorizar uma atividade centenária, agregando valores, além de afirmar que esse é um momento de implantação do desenvolvimento regional, “Estamos aqui valorizando as vocações locais, que é um dos compromissos do presidente Lula e de toda a equipe, ele vai valorizar uma atividade centenária, agregando valores e melhorando a qualidade do produto, no caso o caprino e ovino”, declarou.
Durante a cerimônia de inauguração a prefeita Josimara Cavalcanti fez alguns pedidos ao Ministro Waldez, entre eles a solicitação do Selo Federal para que a carne abatida em Dormentes possa ser comercializado em todo o país. “Posso afirmar que a inauguração do abatedouro foi uma espera longa, agora vamos em busca do Selo Federal para poder comercializar nossa carne Brasil a fora”, pontuou.
Sobre o pedido da prefeita, o Ministro garantiu que o desenvolvimento regional é um compromisso do Governo Federal, “na hora que o Governo Federal coloca recursos como esse aqui em Dormentes para criar um empreendimento como esse é preciso que as certificações municipais, estaduais e federais sejam liberadas e garantidas”, finalizou.
O Abatedouro de Dormentes tem um investimento de cerca de R$ 6 milhões e, segundo a empresa cessionária do Abatedouro, a expectativa é a injeção de R$ 4 milhões ao mês na economia local. Com a capacidade de realizar, em média, 150 a 200 animais abates certificados por dia.
Foto: Janko Moura