Miriam Leitão denuncia a farra fiscal para aprovar reforma

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A jornalista Miriam Leitão, do Globo, escreve neste sábado, 8, artigo em que critica a farra fiscal promovida por Michel Temer para garantir apoio necessário à votação da Reforma da Previdência, que deverá acabar com a aposentadoria de milhões de trabalhadores brasileiros.

“O governo está em plena temporada de fazer mais concessões e renúncias fiscais a grupos empresariais. Uma parte, com o pretexto de aprovar a reforma da Previdência, o que é uma contradição. Outra parte é renúncia fiscal fora de hora e lugar, como as que subsidiam petrolíferas ou a que pode renovar o programa de subsídio às montadoras. O governo quer gastar ou economizar?”, questiona.

Miriam diz que a lista das despesas tem sido enorme. “O Refis que virou um quase perdão de dívidas tributárias acabou sendo aprovado para que o presidente Temer escapasse da segunda denúncia. Agora, foi o parcelamento das dívidas dos empresários rurais com o Funrural, o Refis dos que não pagaram o Simples, um regime tributário já muito favorecido. As medidas juntas terão impacto maior do que o ganho que se terá se houver a aprovação da reforma da Previdência. É um contrassenso gastar tanto para se economizar”, diz ela.

A colunista do Globo diz também que farra dos gastos do governo com os empresários é muito mais do que a tentativa de comprar a aprovação da reforma.

“Tanto que estão sendo negociadas ou propostas mudanças no sistema de tributação das petrolíferas e das automobilísticas que não têm relação com o que está sendo votado. É apenas o atendimento dos velhos e conhecidos lobbies que rondam qualquer governo e que encontram mais respaldo em alguns deles”, afirma.

Leia na íntegra o texto de Miriam Leitão. (247)

Related Posts