Notícias

Moradores da Areia Branca devem ficar atentos aos dias da Coleta Seletiva

imagemPara esta segunda quinzena do mês de março, já estão agendados no calendário das cooperativas Renascer e Coomarca – que fazem parte do programa piloto de Coleta Seletiva – cinco datas: 16, 19, 23, 26 e 30. No entanto, quem separar o resíduo e não quiser esperar pelos dias da coleta, pode depositar diretamente em um dos ecopontos (containers específicos para receber material reciclável) que já foram colocados no bairro. Eles estão distribuídos pelo Bodódromo e feira livre. Também serão colocados na avenida São Francisco e nas imediações da Escola Moises Barbosa.

Uma das novidades deste programa é a inserção da coleta de material orgânico (restos de frutas e verduras, por exemplo) que será direcionado para compostagem a ser feita no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR). O óleo de cozinha comumente utilizado pelas donas de casa também tem uma destinação correta a partir de agora: uma vez recolhidos corretamente, podem ser utilizados na fabricação de sabão e biodiesel.

O calendário contendo as datas de coleta, incluindo todos os meses do ano, foi distribuído há cerca de um mês, numa ação que contou com a participação de catadores associados às duas cooperativas. Quem ainda não recebeu, pode solicitar diretamente aos catadores ou através do telefone 87 3031 8843. Além das datas, o calendário disponibiliza informações sobre o que é a Coleta Seletiva, que tipo de material pode ser recolhido, onde ficam os pontos de entrega voluntária (ecopontos).

O programa prevê ainda a aplicação de um questionário junto aos moradores e empreendedores do bairro de Areia Branca, para pontuar o que está dando certo e o que pode melhorar. A idéia é expandir a Coleta Seletiva, nestes moldes, para outros bairros da cidade.

Vale lembrar que o programa piloto da Coleta Seletiva é reflexo de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a prefeitura de Petrolina e o Ministério Público de Pernambuco através da Promotoria do Meio Ambiente. Atuam em parceria no projeto, a Agência Municipal do Meio Ambiente(AMMA), secretaria de Infraestrutura, organização não governamental Ecovale, cooperativas de catadores Coomarca e Renascer, CTR, Construtora Venâncio.

Fique sabendo – Para que a população seja uma parceira cada vez mais efetiva do programa, vale a pena conferir quais os materiais que podem ser recicláveis. A lista inclui cadernos, revistas, jornais, caixas, canos, baldes, isopor, sacos, lonas, garrafas, copos, vidros de conserva, latas de alumínio, potes, talheres, materiais de ferro, alumínio, cobre, panelas, dentre outros.

ASCOM AMMA

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress