O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Zezéu Ribeiro, morreu nesta quarta-feira (25/2), aos 65 anos.
Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo desde o início deste ano.
Zezéu Ribeiro foi secretário estadual de Planejamento no mandato do ex-governador Jaques Wagner.
O governador da Bahia, Rui Costa, esteve em São Paulo nessa terça-feira (24), para visitar o ex-deputado. Rui Costa foi recebido pela esposa de Ribeiro, Lola, e pelo médico Roberto Kalil, que chefiava a equipe médica que assistia o conselheiro.
Até janeiro Zezéu Ribeiro chegou a ficar internado no Hospital Aliança, em Salvador, após uma hemorragia digestiva. O petista, que após o recesso de fim de ano não chegou a reassumir a função no Tribunal, precisava fazer um transplante de fígado.
O petista assumiu suas funções no TCE após uma disputa acirrada com o então deputado estadual Gaban (DEM), em 2014.
Ele presidiu o PT na Bahia entre 1995 e 1999, tendo sido o primeiro candidato do partido ao governo baiano.
Em Salvador, foi vereador por três legislaturas.
Manifestações de pesar
O governador Rui Costa decretou luto de três dias, pela morte de Zezéu Ribeiro. Ao ser comunicado sobre o falecimento, ele lembrou a recente visita que fez a Zezéu, em São Paulo, e destacou a atuação dele na defesa de políticas de habitação e na superação das desigualdades regionais no país.
“Zezéu foi um grande homem, um político de destacada atuação por onde passou, sua partida é uma grande perda para a Bahia e para o Partido dos Trabalhadores”, disse o governador.
O Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, fez um minuto de silêncio após a informação da morte, dada pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ).
O prefeito de Salvador, ACM Neto, lamentou a morte do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-deputado federal, Zezéu Ribeiro. “Durante muitos anos fomos colegas na Câmara Federal e sou testemunha de sua atuação parlamentar. Zezéu sempre se preocupou com todos os assuntos relacionados à Bahia. Outra característica dele era o respeito à diversidade de opinião, além de estar sempre bem-humorado”, afirmou o prefeito.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo, distribuiu nota, lamentando a morte do conselheiro, segundo ele “uma pessoa que conseguiu conquistar o afeto e a consideração de todos no Tribunal de Contas do Estado”.
O superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim, disse que “Zezeu foi durante toda a sua vida um grande apoiador dos que militaram em torno das causas de defesa da da história e da memória nacional”. (Tribuna da Bhaia)
Blog do Banana