O centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) está com o Museu de Fauna da Caatinga, localizado em Petrolina entre as 786 instituições cadastradas na 18ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Quem se inscreveu vai participar até o dia 27 deste mês, de uma programação diversificada que inclui visitas mediadas e oficinas gratuitas, todas com o foco na acessibilidade e inclusão.
Com o tema: “Museus, acessibilidade e inclusão”, a 18ª Primavera dos Museus destaca a importância de tornar os espaços museológicos mais acessíveis e inclusivos para todos os públicos, promovendo a diversidade e a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento.
Como parte da programação, o Museu de Fauna da Caatinga do Cemafauna realiza atividades que não apenas educam, mas também sensibilizam a sociedade sobre a inclusão de pessoas com diferentes necessidades nos ambientes de aprendizagem e apreciação cultural e científica.
Os participantes têm visita mediada e conduzida para garantir que todos possam usufruir plenamente da experiência, com a utilização de recursos de acessibilidade como tradução de alguns animais para a linguagem brasileira de sinais.
Para promover o engajamento do público com a temática ambiental e a fauna local, as oficinas gratuitas ‘libras: marca identitária de um povo’ e ‘acessibilidade no museu por meio do escaneamento e impressão 3d’ exploram práticas inclusivas que possam ser replicadas em outros contextos.
Todas as atividades estão sendo realizadas no Museu de Fauna da Caatinga – Campus de Ciências Agrárias da Univasf.
Assessoria