N7 vai receber uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imageA partir do próximo mês de janeiro , o CRAS N7 passará a atender cerca de mil pessoas dos projetos irrigados N7, N9, N10, Maria Teresa, C1,C3 e KM 25. Em Petrolina, já são sete CRAS’s em funcionamento: nos bairros João de Deus, São Gonçalo, Fernando Idalino, Dom Avelar, José e Maria; além dos distritos de Izacolândia e Uruás. Estão também em fase de planejamento, mais duas unidades: na Agrovila Massangano e no distrito de Rajada. São 16.112 famílias beneficiadas até agora.

O CRAS é uma unidade sócio-assistencial que possui uma equipe de trabalhadores da política de assistência social, responsáveis pela implementação do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), de serviços e projetos de proteção básica e pela gestão articulada no território de abrangência, sempre sob orientação do gestor municipal.

A titular da Secretaria de Desenvolvimento Social de Petrolina, Adnair Viana, ressalta que o êxito do Programa no município se deve, principalmente, ao envolvimento das equipes e a integração da rede socioassistencial, assim como a participação dos líderes comunitários, agentes de saúde e toda a comunidade.

“Estamos seguindo a orientação da gestão municipal que é servir a quem menos tem, garantir e o bem estar das pessoas que vivem em situações de risco e vulnerabilidade através de um acompanhamento eficaz e ininterrupto e encaminhamentos , fortalecendo os vínculos dessas famílias fragilizadas, engajando todos nos programas sociais para que todos tenham dignidade e oportunidades a partir dos programas sociais oferecidos,” explica Adnair Viana.

O CRAS N7 será já inaugurado com cursos profissionalizantes e com vários serviços de atendimento à população como: referenciamento/encaminhamento e acompanhamento individual e às famílias; direcionamento no Bolsa Família, no Programa Benefício de Prestação Continuada-BCP, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil(PETI), oficinas de Convivência e atividades socioassistencial, visitas domiciliares das equipes da SEDEST, inserção das famílias no Cadastro Único e muitas outras políticas públicas executadas nas unidades do CRAS ‘s já existentes.

Para a dona de casa Maria da Paz Gomes , os serviços disponibilizados pelo CRAS, em seu bairro, no Dom Avelar, tem ajudado muito à sua família. “Foi com a ajuda das assistentes sociais que eu consegui me cadastrar no Bolsa Família e hoje dois dos meus três filhos, tem um acompanhamento mais de perto, têm oportunidades de cursos e sei que em breve, quando ficarem maior de idade, terão oportunidade de trabalho pelo que eles estão aprendendo”, frisa.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário