Nas Agências do Trabalho de Pernambuco, cerca de 19% das vagas são para pessoas com deficiência

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Em Pernambuco, um aspecto chama a atenção nas Agências do Trabalho. Das 501 opções de vagas disponíveis, seja para trabalho com carteira assinada (CLT), temporário, Jovem Aprendiz ou estagiário, 94 delas – sendo 67 no Recife -, são para pessoas com deficiência. Há 40 vagas PCD somente para telemarketing, com salário não divulgado e exigência de ensino médio completo. A maioria não cobra experiência, ideal para quem busca a primeira oportunidade no mercado. O quantitativo de opções para PCD no Estado representa cerca de 19% do total do quadro de empregos desta sexta-feira (15).

Outras opções disponíveis para quem tem algum tipo de deficiência são as de ajudante de carga e descarga de mercadoria, assistente de vendas, com habilidade em informática e excel), auxiliar de estoque, auxiliar de magarefe (para trabalhar com cortes de carnes e auxiliar na cozinha), copeiro hospitalar, embalador a mão, oficial de manutenção, operador de rampa (transporte aéreo), operador de telemarketing ativo e receptivo, operador de telemarketing receptivo, recepcionista atendente, servente de serviços gerais na conservação de vias permanentes (exceto trilhos), técnico de enfermagem e técnico em segurança do trabalho. O quadro completo é divulgado no site www.seteq.pe.gov.br.

Em todas as Agências do Trabalho, os três municípios que mais têm ofertas são Recife, São Lourenço (43) e Caruaru (39). As demais seguem por ordem alfabética: Araripina (1), Arcoverde (10), Bezerros (1), Cabo de Santo Agostinho (5), Garanhuns (10), Goiana (5), Igarassu (16), Nazaré da Mata (3), Ipojuca (27), Paudalho (2), Paulista (30), Pesqueira (17), Petrolina (29), Recife (224), Salgueiro (6), São Lourenço (43), Santa Cruz do Capibaribe (30), Vitória de Santo Antão (1).

Agência de Escada – Segundo a Secretaria estadual do Trabalho, a partir desta sexta-feira (15), a Agência do Trabalho de Escada volta às atividades normais, em novo endereço, oferecendo aos trabalhadores e trabalhadoras do município vagas de emprego, cadastramento de currículo, seleção e entrada no Seguro Desemprego. O atendimento ao público será realizado das 8h às 13h, sem necessidade de agendamento, com entrega de fichas, na Rua Paulo Parísio, 21, no Bairro de Jaguaribe. A coordenadora da unidade, Janaína Gomes, mencionou a importância de os trabalhadores atualizarem o cadastro na agência para não perder oportunidades. O cadastro precisa de dados corretos do telefone, por exemplo, e do currículo.

Noronha e Igarassu – Há ofertas de 12 vagas oferecidas pela Agência de Igarassu para quem quer trabalhar em Fernando de Noronha.  São cinco vagas para encanador, cinco para pedreiro, uma para ferreiro armador na construção civil e uma para mestre de obras. Só pode concorrer a esta vaga quem for na agência local ou quem vai em outra unidade e diz, especificamente ao atendente, que está disponível para trabalhar na ilha.

Agência de Goiana – A Agência de Goiana está fechada há cerca de 10 dias, com reformas de infraestrutura para melhor atender aos usuários e usuárias. Quem quiser concorrer às vagas desta cidade, precisa já estar cadastrado na agência do trabalho e ter a senha atualizada do aplicativo SINE Fácil do celular há três meses. A senha pode ser atualizada numa unidade física mais próxima do SINE, de forma presencial.

Foto: Canva Pro

Related Posts