Consumir muita água e manter a hidratação. Essa é a principal dica para quem deseja brincar o Carnaval sem prejudicar as funções renais. “Lembrando que, nos períodos de temperatura mais elevadas, como no verão, bem como no aumento do gasto energético por conta da folia, a quantidade de água ingerida deve ser maior”, alerta a nefrologista Angela Santos, da Uninefron.
Outra dica da especialista é não substituir a água por bebidas alcoólicas. A maioria das pessoas acredita que, por estarem consumidos cerveja, uísque ou outras bebidas, estão se hidratando. “Isto é MITO! Por ser consumida gelada, a cerveja passa uma falsa sensação de hidratação, mas, na verdade, o que acontece é o oposto: desidrata, assim como outros líquidos alcoólicos, portanto, se beber, tome mais água”, lembra Ângela Santos.
Água de coco, sucos e frutas – Além de consumir água, o folião poderá intercalar com água de coco, que retém líquido, possui sódio, potássio, sais minerais e magnésio, que ajudam na hidratação do corpo. Outra dica é ingerir bastante sucos naturais. “Eles também ajudam a manter o equilíbrio do organismo por serem ricos em vitaminas e minerais”, afirma a médica, lembrando que algumas frutas como melancia, abacaxi e melão podem auxiliar na hidratação.
(*) Os rins têm papel fundamental no funcionamento do organismo: eles filtram o sangue para eliminar substâncias tóxicas, produzem hormônios e ainda são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio entre água e sais do corpo. Quando há um desequilíbrio no seu funcionamento, ocorre a doença renal crônica (DRC), problema que afeta uma em cada 10 pessoas em todo o mundo.