Negligência corresponde a 80% dos casos de violência contra idosos

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Mais de 50% das agressões são praticadas por filhos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que até 2060 serão mais de 19 milhões de idosos acima de 80 anos. A ampliação da expectativa de vida pede maior atenção a esse grupo. Dados do Disque 100 apontam que negligência, violência psicológica e abuso financeiro e econômico estão entre as formas de violência mais praticadas contra as pessoas idosas no país.
A negligência aparece no topo do ranking configurando 80% das denúncias. “A negligência acontece quando há o descaso proposital por parte da família ou de quem está como cuidador/responsável por esse idoso. Omissão diante de situações de violência; maus tratos, a exemplo, do descuido com a higiene e saúde; ou abandono são formas de negligenciar o idoso”, pontua a coordenadora do curso de Direito da Faculdade UNINASSAU Petrolina, Mariane Moraes.
O Disque 100 ainda mostra que a violência psicológica corresponde a 24% e o abuso financeiro está presente em 20% das denúncias. A violência psicológica se manifesta por meio de ações de menosprezo, discriminação, preconceito e humilhação, proporcionando a tristeza, o sofrimento e, até a depressão.
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH) destaca que, geralmente, os agressores são parentes próximos às vítimas. Os filhos são os principais agressores com 52,9% e os netos vêm em seguida representando 7,8%. “A denúncia contra qualquer tipo de violência pode ser realizada na delegacia ou pelo Disque 100. É importante recorrer aos órgãos competentes e quebrar a cadeia de violência”, frisa Mariane.
O Disque 100 oferece serviços gratuitos, 24 horas por dia, inclusive aos feriados e finais de semana para receber denúncias e conceder orientações.
Tipos de violência contra o idoso:
  • Física: agressões, beliscões, empurrões e tapas
  • Psicológica: formas variadas de menosprezo, discriminação, preconceito e humilhação,
  • Abandono: privação do convívio com a família através do isolamento e da ida forçada a uma Instituição de Longa Permanência.
  • Abuso financeiro: apropriação dos recursos e bens por meio de intimidação, como o uso da aposentadoria sem permissão.
  • Negligência: descaso proposital da família
  • Violência sexual: práticas eróticas impostas por meio de aliciamento, como beijos forçados e atos sexuais sem consentimento

Related Posts