A Neoenergia Pernambuco inaugurou, nesta segunda-feira (18), a nova usina solar instalada no telhado do Hospital Evangélico de Pernambuco, localizado na Rua Frei Jaboatão, no bairro da Torre, no Recife. Com uma potência de 87 kWp (quilowatt-pico), com uma geração anual estimada em 124.571 kWh/ano, o suficiente para abastecer 86 residências durante 30 dias. A iniciativa proporcionará uma economia de cerca de 46% do consumo anual do hospital, o que significa uma redução aproximada de R$ 65 mil no custo de energia elétrica da instituição por ano. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela ANEEL.
A instalação tem como finalidade contribuir com o funcionamento do Hospital Evangélico, dando oportunidade de investimento em outras áreas da instituição. No total, foram investidos mais de R$ 230 mil na aquisição e instalação da usina por parte da Neoenergia.
“Eficiência energética é um dos principais tratamentos que podemos oferecer a instituições como o Hospital Evangélico, agregando sustentabilidade financeira e ambiental. Aqui estamos mostrando que a parceria público privada pode gerar benefícios importantes para a população. O Hospital Evangélico promove um atendimento singular para os pernambucanos e faz um trabalho incrível, por isso estamos tão felizes em encontrar soluções para que a instituição permaneça prestando o serviço tão importante como o que presta aos seus pacientes”, afirmou o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.
O Hospital Evangélico de Pernambuco é uma entidade filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, conta com 140 leitos, distribuídos entre 50 enfermarias e 16 apartamentos. São cinco salas de cirurgias, sete setores médicos, farmácia, ambulatório com oito consultórios, áreas livres e capela em 5.000 M² de área construída.
A ação junto ao Hospital Evangélico não é uma iniciativa isolada da Neoenergia Pernambuco. A distribuidora já promoveu a substituição de lâmpadas em centenas de prédios públicos do Estado e construiu usinas em locais como TRF-5, AACD, Hospital de Câncer de Pernambuco, Hospital da Mulher do Recife, Hospital Armindo Moura, Hospital Dom Tomás, Fundação Terra, entre outros.
Desenvolvimento sustentável – A instalação da usina solar no HCP está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável números 7 (energia limpa e acessível), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 17 (parcerias e meios de implementação).